fbpx

Canadá vence os EUA e fica com o bronze

Canadá EUA

EUA e Canadá fizeram um jogo incrível valendo o bronze, a partida foi para a prorrogação pela primeira vez desde 1990, e terminou com uma vitória de 127×118 para o Canadá.

Enquanto o Canadá teve sua maior conquista no basquete internacional ganhando uma medalha pela primeira vez na história da Copa do Mundo de Basquete da FIBA, os Estados Unidos não conseguiu chegar ao pódio em eventos consecutivos da Copa do Mundo pela primeira vez desde 1963, 1967 e 1970.

Parecia que o jogo estava resolvido quando Dillon Brooks fez um par de lances livres e deixou a vantagem em quatro pontos para o Canadá com apenas alguns segundos restantes para acabar a partida.

Mas Mikal Bridges ainda não tinha desistido. Em um lance surreal na linha de lance livres, ele faz o primeiro arremesso, e errou intencionalmente o segundo para pegar seu próprio rebote e marcar de três pontos para empatar a partida em 111×111 com apenas 0,6 para jogar.

“O treinador me disse para perder o segundo… Eu sabia que era pouco tempo, então fui e atirei“, explicou Bridges após o jogo.

Kelly Olynyk teve a chance final para o Canadá, um longo arremesso de três pontos, mas errou, e o jogo foi para a prorrogação.

Foi aí que a SGA assumiu mais uma vez a partida, com a ajuda de Dillon Brooks. As cestas consecutivos de Shai levou o Canadá a uma vantagem de 121×115 nos dois minutos finais da prorrogação.

Destaque do Jogo

Dillon Brooks geralmente é vaiado quando entra em quadra ou tem a bola nas mãos, mas desta vez, seu primeiro tempo foi surpreendente e transformou até mesmo THE FANS do Lakers em admiradores.

Brooks até ouviu cânticos de MVP, terminando com 39 pontos em arremessos de 7 de 8 da linha dos três pontos, e Gilgeous-Alexander, marcou 31 pontos, 12 assistências e 6 rebotes.

“Estou muito orgulhoso do Dillon. É assim que fica quando o deixam jogar. Não é apenas na defensiva que ele é o melhor defensor de perímetro da Copa do Mundo, ofensivamente ele tem sido extremamente eficiente. Não apenas neste jogo“, o técnico Jordi Fernandez.

Em um jogo fechado como este, os lances livres são ainda mais importantes do que o habitual. O Canadá converteu 24 de 28, os EUA foram 24 de 32, o suficiente para o Canadá ganhar o jogo.

O Canadá subiu ao pódio pela primeira vez. Com essa medalha em 2023, a seleção canadense estará ainda mais motivada em Paris 2024.

“Nós brigamos hoje, vou levar isso comigo depois disso, mas… Dói. A maior coisa que vou tirar são os relacionamentos com os treinadores, os jogadores, a equipe, é isso que vou tirar dessa experiência. Acho que nunca direi não (para a equipe nacional). É uma honra toda vez, mesmo que o resultado não fosse o que queríamos, eu não trocaria essas seis semanas por nada.” – Mikal Bridges, EUA

“Sinta-se mal pelos nossos caras, eles colocaram muito nisso nas últimas seis semanas, um grupo incrível. Foi difícil aguentar hoje à noite sem três caras que são importantes para a equipe. Mas esses caras lutaram, Mikal acertou um tiro incrível para forçar a prorrogação, acabamos de correr sem gasolina. O Canadá mereceu, parabéns.” – Steve Kerr, treinador dos EUA

“Eu não precisava de nenhum lembrete (que o mundo alcançou os EUA), eu estava na equipe em 2019 e terminamos em sétimo. Os Estados Unidos não vencem a Copa do Mundo desde 2014. É difícil, essas equipes na FIBA são muito boas, bem treinadas, têm continuidade, isso é difícil. Já tem sido difícil. O que me impressiona é a maneira como nossos caras lutaram, especialmente hoje à noite nessas circunstâncias, faltando três companheiros de equipe-chave, apenas lutando para chegar à prorrogação foi impressionante. A narrativa sobre o basquete dos EUA na FIBA, precisamos de lembretes, já passamos disso. Essas equipes são muito boas.” – treinador Kerr novamente

“Apenas feliz por poder vestir esta camisa. Eu perdi algumas eliminatórias e janelas, e estou feliz por estar aqui com meus companheiros de equipe, e colocar esta camisa, representar meu país para todos os canadenses por aí.” – Dillon Brooks, Canadá

“Esta equipe foi incrível, especial, é o começo de algo que vai durar muito tempo. Todos os 12 caras entraram e trabalharam todos os dias desde 1o de agosto. Eles melhoraram pelo menos um por cento todos os dias, e construíram a identidade que acabamos de mostrar. Podemos fazer grandes coisas.” – treinador Fernandez

“Quero agradecer a duas pessoas, muito especial para mim. Minha esposa Kelsey, porque quando você está longe de casa por tanto tempo, é difícil, quando você está treinando na Copa do Mundo e está longe de casa e sente falta de seus filhos, então obrigado por me apoiar. E graças ao treinador (David) Blatt. Ele é como meu anjo. Ele está sempre lá para mim.” – treinador Fernandez

Você é THE FAN da maior liga de basquete do mundo? Então não perca a chance ter os melhores produtos produtos oficiais da NBA!

Veja todas as movimentações em nossa Central de Trocas da Temporada 2023/24 da NBA!

Faça parte de nosso grupo no Telegram!

Siga as nossas redes sociais: InstagramFacebookTwitter,  TikTok e Threads.

VEJA TAMBÉM