fbpx

Alemanha vence a Letônia e vai à semifinal

Alemanha Letônia

Dennis Schroder lutou acertar seus arremesses, mas não foi um problema, pois seus companheiros de equipe deram o suporte necessário. E a Alemanha conseguiu parar uma corrida incrível da Letônia na Copa do Mundo de Basquete 2023, e avançar para às Semifinais após uma vitória por 81×79.

O jogo teve sete empates e 15 mudanças de liderança, a última aconteceu no terceiro quarto, antes que a Alemanha conseguisse colocar um respiro. O técnico Gordie Herbert agora preparará sua equipe para às Semifinais contra os Estados Unidos, enquanto a Letônia irá para os Jogos de Classificação 5-8.

A Letônia colocou Rodions Kurucs que é muito maior em Dennis Schroder, e o plano do treinador Luca Banchi funcionou, já que a superestrela fez apenas 4 de 26 arremessos. Ele errou 22 arremessos, empatando o ‘recorde’ de Kirk Penney para o maior número de arremessos errados na história da Copa do Mundo. O armador da Nova Zelândia foi 7/29 em 2002 contra a Rússia.

Schroder finalmente fez seus dois primeiros pontos no segundo tempo, e isso pareceu despertar uma motivação no resto da equipe.

Isso vale especialmente para os irmãos Wagner. Franz voltou depois de perder a maior parte da Copa do Mundo com uma lesão, e quando assumiu o controle da bola no começo do quarto quarto, a Alemanha fez uma corrida de 8-0, coroada por uma grande enterrada de Moritz para chegar em 70-59 com oito minutos para jogar.

Uma diferença de 11 pontos não iria assustar a Letônia. Arturs Zagars deu um show mais uma vez, chegando a 24 pontos, levando o placar a 81×79 com pouco mais de 30 segundos para jogar.

A Alemanha com Dennis Schroder, perdeu o floater e, na transição, Davis Bertans subiu para uma bola vencedora de três pontos, mas ela não entrou.

Se tivesse caído, a Letônia teria se tornado a primeira equipe a chegar às Semifinais em sua estreia desde que a Croácia fez isso em 1994.

Destaque do Jogo

Franz Wagner jogou apenas 27 minutos contra o Japão na estréia da Copa do Mundo de Basquete, e a Alemanha manteve seu ritmo sem ele durante todo a competição. Ele fez seu retorno e terminou com 16 pontos, 8 rebotes e 3 assistências fora do banco.

A profundidade da equipe alemã é irreal, o técnico Herbert sabe que sua segunda unidade trará pontos, e isso também aconteceu neste jogo, com o banco alemão superando o oponente por 44-6.

“Nosso banco estava excelente pelo terceiro, quarto jogo consecutivo”, o técnico da Alemanha, Gordie Herbert.

A Alemanha chegou às Semifinais da Copa do Mundo pela primeira vez desde 2002, e se você contar com a FIBA EuroBasket 2022, isso faz com sejam as quatro aparições consecutivas em grandes eventos.

Todo mundo ajudou, Andreas Obst teve 13 pontos, Moritz Wagner chegou a 12, Johannes Thiemann também estava em dois dígitos com 10, enquanto Daniel Theis e Schroder terminaram com 9 cada.

“Estávamos a um arremesso de fazer uma história ainda maior do que já fizemos. Eu me sinto como eu e a equipe se tivermos mais 100 vezes para ter um tiro como o que Davis deu, toda vez que vamos dar a ele a bola para esse tiro. Ele acabou de perder o tiro. Espero que da próxima vez ele consiga. Mas todo mundo está feliz com o tiro que ele tirou.” – Arturs Zagars, Letônia

“Estou orgulhoso dessa equipe, lutando todos os jogos. Nós nos colocamos em posição de vencer não por causa de qualquer jogador individual, mas porque jogamos como um time, jogamos da maneira certa. Infelizmente, não conseguimos fazer isso no final.” – Davis Bertans, Letônia

“Claro, há uma grande decepção agora, mas não precisamos perder a visão mais ampla do nosso caminho, o que fizemos, qual foi a nossa conquista na quadra, o estilo que jogamos, a identidade que mostramos a todos. Nós nos mudamos de Jacarta para Manila para sentar na mesma mesa com as outras sete melhores equipes do mundo. Eles pareciam tão grandes. Tão forte. Tão poderoso. Mostramos mais uma vez que somos capazes de competir e isso me deixa muito orgulhoso.” – Luca Banchi, treinador da Letônia

“É divertido, honestamente, estou feliz como companheiro de equipe porque ele facilita muito as coisas e ganha seus jogos. Como irmão, estou feliz que ele esteja sorrindo, que esteja aliviado. Do lado humano, essas coisas são uma droga, cara. É emocionalmente desgastante se machucar, sem saber quando você voltará. Ver ele tocar assim, fazer o que ele ama, o que ele faz de melhor, é incrível.” – Moritz Wagner, Alemanha, ao falar sobre seu irmão Franz

“É ótimo. Eu não acho que foi um jogo perfeito, mas estou feliz por estar lá, para ajudar a equipe. Isso é super importante, especialmente para o basquete na Alemanha, que temos uma equipe nacional de sucesso. Estamos fazendo o nosso melhor para fornecer isso. No ano passado, perdemos nas Semis (FIBA EuroBasket), este ano tentaremos compensar.” – Johannes Thiemann, Alemanha

“Dê muito crédito à Letônia. Eu disse isso há dois meses, eles são o melhor time da Europa de que ninguém fala, e eles também estão sentindo falta de alguns caras. Eles jogam muito bem basquete, basquete de equipe, bem treinados e eu lhes dou muito crédito. Nós ganhamos. Não foi bonito, um pouco ruim no final. Não tenho dúvidas de que (Dennis Schroder) vai se recuperar. A adversidade constrói força. Ele teve um dia muito difícil hoje, mas ele é um garoto super durão, muito competitivo, não tenho dúvida de que ele vai se recuperar.” – Gordie Herbert, treinador da Alemanha

Você é THE FAN da maior liga de basquete do mundo? Então não perca a chance ter os melhores produtos produtos oficiais da NBA!

Veja todas as movimentações em nossa Central de Trocas da Temporada 2023/24 da NBA!

Faça parte de nosso grupo no Telegram!

Siga as nossas redes sociais: InstagramFacebookTwitter,  TikTok e Threads.

VEJA TAMBÉM