Zion Williamson do New Orleans Pelicans pode perder 126 milhões

Zion Williamson Pelicans

A extensão de cinco anos e US$ 197 milhões que Zion Williamson assinou com o New Orleans Pelicans em 2022 não tem mais uma garantia para as três últimas temporadas, descobriu Mike Vorkunov, do The Athletic.

De acordo com Vorkunov, há uma cláusula no contrato que torna os salários de Williamson para 2025/26, 2026/27 e 2027/28 não garantidos porque ele perdeu mais de 22 jogos na temporada passada. Um ano depois de ficar de fora uma temporada inteira com uma lesão no pé, Williamson conseguiu jogar em apenas 29 jogos em 2022/23, principalmente devido a um problema persistente de isquiotibiais.

Perder mais tempo novamente nesta temporada pode cortar o salário de US$ 36,7 milhões de Williamson para 2024/25, acrescenta Vorkunov, embora seu contrato contenha provisões para que ele ganhe de volta algumas das garantias jogando em um certo número de jogos e alcançando marcas. Ele tem sido mais confiável até agora nesta temporada, aparecendo em 23 dos 28 jogos, embora tenha havido preocupações com seu condicionamento.

Williamson corre o risco de perder mais dinheiro garantido se não continuar aderindo às diretrizes de peso da equipe. O Pelicans está exigindo que ele mantenha o peso total e porcentagem de gordura corporal abaixo de um combinado, com Vorkunov observando que, como Williamson estava listado em 127 kg na temporada passada, sua gordura corporal tinha que ser inferior a 10%.

O contrato também inclui proteções para a equipe se Williamson tiver mais problemas com o quinto metatarso no pé direito, que é o que o afastou da temporada 2021/22. Se ele sofrer outra fratura ou lesão por estresse nessa área, ele perderá a garantia de metade de seu salário-base para 2024/25, disseram fontes a Vorkunov.

Há provisões para Williamson recuperar parte de seu dinheiro garantido, acrescenta Vorkunov. Vinte por cento de seu salário em 2025/26 será garantido se ele atingir todos os seus seis pontos de verificação de peso na próxima temporada, outros 40% se ele puder jogar pelo menos metade dos jogos da equipe para 2024/25 e os 20% restantes se ele atingir 61 jogos. Caminhos semelhantes existem para as garantias 2026/27 e 2027/28.

Vorkunov também relata que Williamson deve ser dispensado até 15 de julho de cada ano se o Pelicans decidir se separar dele antes de qualquer uma das três últimas temporadas.

O agente do Pelicans e Williamson, Austin Brown, se recusaram a comentar, mas Vorkunov conseguiu confirmar os detalhes com seis fontes da liga.

Claro, as garantias só entrarão em jogo se New Orleans decidir liberar Williamson antes do final do contrato, e os executivos rivais acreditam que isso só aconteceria em “circunstâncias extremas”, acrescenta Vorkunov. Apesar de todas as preocupações com lesões e questões de condicionamento, a ex-escolha geral do draft número 1 continua sendo um jogador extremamente talentoso, com médias de 22,0 pontos, 5,8 rebotes e 4,6 assistências por jogo nesta temporada.

Assine o NBA League Pass com 7 dias grátis e tenha acesso a todos os jogos da NBA!

Você é THE FAN da maior liga de basquete do mundo? Então não perca a chance ter os melhores produtos produtos oficiais da NBA!

Veja o Calendário completo das transmissões dos jogos da NBA!

Faça parte de nosso grupo no Telegram!

Siga as nossas redes sociais: InstagramFacebookTwitter,  TikTok e Threads.

Sair da versão mobile