Após um início lento, a Austrália conseguiu uma grande vitória por 98-72 sobre a Finlândia de Lauri Markkanen no primeiro jogo da competição do Grupo E na Copa do Mundo de Basquete FIBA 2023.
Apesar do placar final, a Austrália perdia por 36-28 no segundo quarto, mas com uma corrida de 17-4 alcançou uma vantagem de 45-40 entrando no intervalo. A defensa cresceu no momento certo e depois de um início nervoso ofensivamente, a equipe se estabeleceu no jogo.
“Eu pensei que começamos mal e só pensei que fizemos com isso”, disse o técnico da Austrália, Brian Goorjian. “O que falamos sobre liderar na importância da defesa, eu pensei que éramos tremendamente defensivos.”
“Nós viramos a bola e acho que isso foi nervoso”, explicou Goorjian. “Então nos acomodamos e jogamos nossa defesa e nos recuperamos e fiquei satisfeito. Recebendo a contribuição de todos.”
Patty Mills e Josh Giddey provaram ser as estrelas da equipe. Mills liderou com 25 pontos, oito rebotes e quatro roubos de bola. Giddey acumulou 14 pontos, nove rebotes e oito assistências, mostrando ser a peça que faltava para a equipe nos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2021, apesar de terminar com uma medalha de bronze.
“Ele é a nossa maior ameaça ofensiva… Todo mundo tem dito, atire, atire, e você não precisa dizer isso a ele”, explicou Goorjian sobre Mills. “Sua confiança não diminui e, enquanto nos preparamos para o jogo, estávamos executando coisas para ele.
“Esqueça isso, sabemos que as luzes estão acesas e acreditamos totalmente nele”, explicou Goorjian. “Ele fez isso uma e outra vez. Continuaremos a ir lá.”
O Dallas Mavericks foi bem representado, com Josh Green e Dante Exum, ambos desempenhando papéis úteis vindo do banco da Austrália. Em 16 minutos, Exum totalizou 10 pontos e quatro assistências, enquanto Green registrou seis pontos, três rebotes, dois roubos de bola e uma assistência em 14 minutos.
“Nunca tivemos essa duração e atletismo assim [em Tóquio]”, disse Goorjian. “E foi diferente para a Austrália. Agora, você adiciona Josh Green, você adiciona Xavier Cooks, você adiciona Jack White. Temos mais profundidade lá”.
“Nunca tivemos essa duração nesse atletismo nas alas assim”, disse Goorjian. “Você adiciona Josh Green, você adiciona Xavier Cooks, você adiciona Jack White — temos mais profundidade lá.”
Exum brilhou particularmente no terceiro quarto, alcançando oito pontos e três assistências apenas nessa parte do jogo. Ele provou ser um colaborador útil para estender a vantagem da Austrália após o intervalo.
“É o mesmo que Patty [Mills]: é o que esperamos dele agora”, disse Joe Ingles sobre Exum. “Ele trouxe muito bem nos últimos 18 meses. Lesões eram algo com o qual ele estava lidando, arrumando seu corpo, mas acho que ele se colocou em um lugar muito bom.”
Ingles continuou: “Ele sabe o que fazer para estar pronto para um jogo, e defensiva e ofensivamente ele tem sido enorme para nós nos últimos 12 meses.”
A próxima partida pela Austrália acontecerá no domingo, 27 de agosto, contra a Alemanha. Já a Finlândia enfrenta o Japão também no dia 27.
Você é THE FAN da maior liga de basquete do mundo? Então não perca a chance ter os melhores produtos produtos oficiais da NBA!
Veja todas as movimentações em nossa Central de Trocas da Temporada 2023/24 da NBA!
Faça parte de nosso grupo no Telegram!
Siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, TikTok e Threads.