Grandes treinadores da NBA vieram e se foram, mas alguns eternizaram o seu nome na história. Conheça os mais vitoriosos, passando por Phil Jackson e Gregg Popovich, eles mudaram o jogo para sempre.
Todos os totais de vitórias são extraídos do Basketball-Reference e foram coletados ao final da temporada 2022/23 da NBA.
Gregg Popovich – 1.366 vitórias
Popovich é o líder de todos os tempos da NBA em vitórias. Ele é o treinador principal do San Antonio Spurs há 27 temporadas, onde alcançou grande sucesso durante esse período, vencendo cinco campeonatos da NBA. Os únicos jogadores constantes nessas equipes foram Tim Duncan, Tony Parker e Manu Ginobili, lendas como David Robinson e Kawhi Leonard também estiveram presentes em algum momento. Pop está em rebuild agora, mas ele pode voltar as vitórias com a escolha número 1 do Draft de 2023, Victor Wembanyama.
Don Nelson – 1.335 vitórias
Nelson foi o líder de todos os tempos em vitórias por anos até que Popovich o superou. Embora Nelson nunca tenha ganho um campeonato, ele mudou a NBA para sempre. As contribuições de Don para o jogo, passam por jogadas como Hack-a-Shaq (onde seus jogadores faziam propositalmente falta em Shaquille O’Neal para ele ir a linha de lances livre, onde não tinha um bom aproveitamento 52.7% de acertos), além de ajudar a iniciar o small ball (onde usa-se jogadores menores e com bom arremesso de longa distância). O três vezes Treinador do Ano da NBA também venceu o número 1 Mavericks como número 8 com o Warriors nos Playoffs da NBA de 2007.
Antes de se tornar treinador principal, Nelson venceu cinco campeonatos com o Boston Celtics durante sua dinastia na década de 1960. Muitas das equipes que Nelson treinou eram populares, como o Run TMC Golden State Warriors e o Dirk-Nash Dallas Mavericks.
Lenny Wilkens – 1.332 vitórias
A carreira de Wilkens é única. Ele era um armador Hall of Fame e foi até um jogador-treinador em Seattle e Portland por um breve período. Então, ele se aposentou e virou coach.
Em sua primeira experiência como treinador principal em tempo integral, Wilkens levou o Seattle SuperSonics para as Finais da NBA de 1978, onde perdeu para o Washington Bullets. Sob sua liderança, Seatle venceu tudo no ano seguinte. Depois de sua incrível temporada por lá, Wilkens treinou o Cleveland Cavaliers, Atlanta Hawks, Toronto Raptors e New York Knicks.
Wilkens foi introduzido no Naismith Memorial Basketball Hall of Fame como jogador e treinador.
Jerry Sloan – 1.221vitórias
Sloan foi duas vezes All-Star com o Chicago Bulls como jogador, quando ele se aposentou em 1976, virou imediatamente treinador. Jerry começou treinando o Bulls, sua antiga equipe, mas teve seus melhores anos com o Jazz. Passou 23 temporadas em Utah e levou Karl Malone e John Stockton às aparições consecutivas nas finais. A equipe perdeu para Michael Jordan e o Bulls em ambas as ocasiões. Sloan se aposentou do treinamento em 2011 como um dos grandes de todos os tempos, apesar de nunca ganhar um anel.
Pat Riley – 1.210 vitórias
Riley foi o treinador principal do Showtime Lakers na década de 1980. Durante o tempo de Riley com o Lakers, a equipe foi às finais da NBA sete vezes e venceu quatro delas.
Então, ele treinou o New York Knicks e levou a franquia às finais em 1994, perdendo para o Houston Rockets.
Riley então se mudou para a Flórida para treinar o Miami Heat. Em 2006, ele venceu o campeonato da NBA com Shaquille O’Neal e Dwayne Wade. Era o quinto anel dele como treinador principal, mas acabou deixando o cargo em 2008, quando Erik Spoelstra assumiu.
Desde então, Riley tem sido o presidente da equipe do Heat e mantendo as vitórias graças às suas decisões, incluindo contratar LeBron James e Chris Bosh para ganhar campeonatos consecutivos com eles.
Menções honrosas
Phil Jackson – 1.155 vitórias
Jackson é o treinador mais bem-sucedido da história da NBA em termos de títulos, ele ganhou 11 campeonatos (seis com o Bulls e cinco com o Lakers) e teve a honra de treinar Michael Jordan e Kobe Bryant, entre outos. Phil ganhou dois tricampeonatos com o Bulls e mais um com Shaq-Kobe no Lakers. Ele inventou o ataque triangular e usou o budismo para motivar seus jogadores.
Red Auerbach – 938 vitórias
Auerbach ganhou nove campeonatos como treinador principal do Celtics durante a era Bill Russell. Em um ponto, Auerbach e o Celtics ganhou oito campeonatos seguidos. Quando Auerbach se cansou de vencer, renunciou e tornou-se executivo do Celtics contratando Bill Russell como seu treinador substituto. Russell se tornou o primeiro treinador negro na história dos esportes norte-americanos. Como executivo, Auerbach ganhou ainda mais sete campeonatos, sendo o mais vitorioso dessa lista.
Veja todas as movimentações em nossa Central de Trocas da Temporada 2023/24 da NBA!
Faça parte de nosso grupo no Telegram!
Siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, TikTok e Threads.