O armador free agent restrito Talen Horton-Tucker concordou com um acordo de três anos e US$32MM para ficar nos Lakers, dizem os agentes Rich Paul e Lucas Newton a Adrian Wojnarowski da ESPN. O acordo inclui uma player option no terceiro ano, de acordo com Broderick Turner, do Los Angeles Times.
Horton-Tucker, foi uma escolha de segunda rodada no draft de 2019, teve uma média de 9,0 PPG, 2,8 APG e 2,6 RPG em em 65 jogos (20,1 MPG) para os Lakers em 2020-21.
Esses números não saltam aos olhos, mas Horton-Tucker está recebendo mais por seu potencial do que por seu desempenho anterior. Ele não fará 21 anos até novembro, tornando-o um dos free agents mais jovens do mercado nesta offseason. Os Lakers esperam que ele progrida seu jogo em 2021-22, de acordo com Wojnarowski.
Os Lakers tinham os Early Bird rights sobre Horton-Tucker e aproveitaram ao máximo esses direitos para fechar o contrato. A exceção Early Bird permitiu que a equipe subisse para cerca de US$10,4MM no primeiro ano do novo contrato do jovem de 20 anos, e parece que seu salário será algo próximo disso.
Com uma player option no terceiro ano de seu novo contrato, Horton-Tucker terá a oportunidade de chegar a free agency novamente aos 22 anos como um free agent irrestrito. Se ele der um grande passo em frente nos próximos dois anos, ele poderá receber um aumento substancial.
+ Veja nossa Central de Trocas da NBA 2020-21
Imagem: NBA.