”Isso é insano. Esse é o MVP ”, disse Ayton depois que o Phoenix Suns superou o triple-double histórico do Nikola Jokic para derrotar o Denver Nuggets 116-102 no Jogo 3 na sexta-feira à noite.
Deandre Ayton examinou a pontuação e não pôde acreditar no que via ao ler as estatísticas de Nikola Jokic: 32 pontos, 20 rebotes, 10 assistências.
Após uma cerimônia antes do jogo em comemoração ao seu prêmio de MVP, Jokic se juntou a Wilt Chamberlain e Kareem Abdul-Jabbar como os únicos jogadores com 30 pontos, 20 rebotes e 10 assistências em um jogo de playoffs da NBA. Jokic, entretanto, se desculpou depois, dizendo a seus companheiros que a derrota era culpa dele por causa de seu desempenho nos arremessos, 13 de 29.
Bobagem, disse o armador do Denver Monte Morris, que considerou o desempenho de Jokic fenomenal.
“Ele está nos carregando”, disse Morris. ”Temos que ajudá-lo.”
Morris marcou 21 pontos vindo do banco, mas os outros quatro titulares do Denver marcaram apenas 30 pontos.
Devin Booker marcou 28 pontos e se juntou a Chris Paul na liderança do lado ofensivo da quadra.
“Sabíamos que seria um jogo emocionante para eles, com Jokic sendo recebendo o troféu antes do jogo”, disse Paul. ”Acabamos de falar sobre como resistir a suas corridas.”
Jokic parecia considerar seu grande jogo mais horrível do que histórico.
“Estou frustrado comigo mesmo porque errei os arremessos”, disse Jokic, que também errou quatro dos nove lances livres. ”Eu não joguei no topo do meu jogo, especialmente no que diz respeito ao arremesso. Claro, eles estão tornando difícil para mim fazer arremessos.”
Com a sexta vitória seguida, o Suns conquistou uma vantagem de 3 a 0 na série. O jogo 4 é domingo na Ball Arena.
Paul fez 27 pontos, oito assistências e três roubos de bola para o Suns. Todos os cinco titulares do Phoenix marcaram dois dígitos.
Eles estão a uma vitória de sua ida às finais da Conferência Oeste desde 2009-10 – que foi a última vez que o Phoenix chegou aos playoffs.
O Nuggets, que chegou às finais da conferência no ano passado, está prestes a ser varrido em uma série de playoffs pela primeira vez desde que o Lakers os eliminou da primeira rodada em 2007-08.
Jokic dedicou seu prêmio de MVP a seus companheiros de equipe durante uma cerimônia antes do jogo que o técnico do Nuggets, Michael Malone.
“Eu me sinto mal por não termos conseguido uma vitória para eles porque eles tornaram a atmosfera elétrica”, disse Malone sobre a multidão de 18.277.
O técnico do Suns, Monty Williams, disse que sua equipe está pronta para a multidão.
“Não queríamos desrespeitar o momento de Jokić. Ao mesmo tempo, também viemos aqui para ganhar um jogo”, disse Williams. “Isso é algo que enfatizamos por um tempo, sermos capazes de ter equilíbrio nesses momentos. Seja uma situação emocional complicada ou algo como esta noite.”
Malone, que acusou seu time de desistir após uma derrota no Jogo 2, disse antes que gostava da resiliência de sua equipe, e essa opinião não mudou depois.
”Achei que nossos caras jogaram muito duro. Acho que deixamos tudo”, disse Malone. ”Eu realmente acho que este jogo se resumiu a duas coisas: turnovers ‘e a corrida de 14-2 do Suns no terceiro e quarto períodos.”
Isso é algo que eles não puderam superar, nem mesmo com seu MVP dando a eles outro desempenho de MVP épico.
RAPIDINHAS
Suns: Phoenix liderou por dois dígitos na maior parte do primeiro tempo, mas esfriou nos 90 segundos finais do segundo quarto, permitindo ao Nuggets chegar a 59-55 no intervalo. O Suns acertou 50% no primeiro tempo, tanto de fora de 3 como de 2, e acertou todos os 11 lances livres.
Nuggets: erraram seus primeiros sete arremessos após o intervalo, tirando o ímpeto que levaram para o intervalo ao fechar em uma sequência de 6-0. Will Barton somou 14 pontos em seu segundo jogo após uma lesão no tendão.
+ Veja o calendário de jogos da NBA na TV brasileira.
Imagem: NBA.
Siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter.