fbpx

Sampaio Basquete está nas semifinais da LBF 2021

Pardee faz 23 pontos e comanda vitória apertada do Sampaio Basquete, que fecha série contra Santo André/Apaba e segue em busca do tri
Sampaio Basquete semifinais LBF

Com muito equilíbrio, em um jogo decidido nos últimos instantes, o Sampaio Basquete garantiu a passagem para as semifinais da LBF 2021. Nesta sexta-feira (23/7), o tricolor maranhense venceu novamente o Santo André/Apaba por 67 a 64, desta vez em casa, no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA), fechou a série das quartas de final em 2 a 0 e mantém a busca pelo tricampeonato nacional.

Os times contaram com dois destaques estrangeiros de performances similares. A cubana Ariadna e a norte-americana Katrina Pardee foram as cestinhas do jogo, com 23 pontos e 8 rebotes. A ala do Sampaio Basquete foi a mais eficiente e levou o seu segundo troféu de Melhor Jogadora da Partida.

Sassá, com 18 pontos e 11 rebotes, teve o único duplo-duplo do jogo. Glenda ficou próxima, com 9 pontos e 14 rebotes. Com 5 tocos, a paraense igualou o recorde de rejeições em uma partida da história da liga, registrado outras cinco vezes, uma delas pela própria pivô, em 2019. Gil teve 11 pontos para o Sampaio e Débora contribuiu nos rebotes (8) e assistências (9).

Sampaio junta-se ao Ituano Basquete no grupo de classificados para as semifinais. No entanto, o time do Maranhão aguarda o vencedor da série entre SESI Araraquara e KTO/Blumenau, cujo jogo 2 é neste sábado (17h), no interior paulista – as catarinenses estão em vantagem.

O Sampaio abriu os primeiros 7 pontos do jogo e manteve a dianteira no primeiro período (18X16). No segundo quarto, começou a abrir vantagem com duas bolas de três de Pardee e Monteiro, e chegou a ter 13 pontos à frente (29×16).

Santo André respondeu com uma corrida 12-0 para voltar ao jogo e, quando estava prestes a empatar, o time da casa respondia com Pardee para seguir vencendo no intervalo (34×30).

O segundo tempo começou com as paulistas anotando parcial 5-0 para terem a vantagem pela primeira vez na noite, na bola de três de Ariadna (34×35). Usando mais as infiltrações nos garrafões, os times seguiram próximos no placar. Ligeiramente melhores, as andreenses tiraram a diferença do intervalo e deixaram tudo igual após 30 minutos (48×48).

A decisão da série ficou para o último quarto, com o Sampaio reabrindo vantagem, mas seguido de perto pelo valente grupo de Arilza Coraça. Sassá, na linha do lance livre, deixou a diferença em uma posse de bola (63×61 a dois minutos e treze segundos do final), e a aniversariante Carol, com uma bandeja, virou para o Santo André faltando 70 segundos.

Pardee respondeu, deixando o tubarão na frente novamente (65×64). Com nove segundos para o fim, Ariadna foi parada com falta por Jeanne e teve a chance de ouro para recolocar as paulistas na frente. Mas, apesar da ótima partida, a cubana não converteu os arremessos decisivos, o que minou as chances de levar a série para o jogo três. Sampaio nas semifinais.

Virgil Lopez, técnico do Sampaio Basquete

“Sabíamos que essa vitória seria difícil, pois era o jogo da morte para o Santo André. Tivemos muito cuidado para podermos fazer um bom jogo e defender bem. Hoje eu vi uma defesa um pouco mais organizada – a gente está em um bom caminho sobre isso. Nós temos que melhorar nosso ataque de zona e trabalhar mais a bola nesse sentido, pois isso fez falta hoje. Agora temos que esperar o adversário. A série lá está indefinida, mas já vamos ‘scoutear’ os dois times.

Veja o calendário de jogos da LBF

Imagem: LBF.

Siga as nossas redes sociais: InstagramFacebook e Twitter.

VEJA TAMBÉM