O armador do Los Angeles Lakers, Russell Westbrook, exercerá a sua option player de seu contrato para 2022-23, segundo Adrian Wojnarowski, da ESPN, e Chris Haynes, do Yahoo Sports. A ação que era esperada há muito tempo garantirá o salário de US$ 47.063.478 de Westbrook para a próxima temporada.
Adquirido pelo Lakers durante a offseason de 2022, Westbrook deveria ter sido a peça final de um Big Three que levaria Los Angeles de volta à disputa do título. No entanto, enquanto as outras estrelas LeBron James e Anthony Davis lutavam contra lesões, Westbrook não conseguia se encaixar na nova equipe.
A média de pontuação de Westbrook (18,5 PPG) foi sua marca mais baixa desde 2009-10, e sua porcentagem de arremessos de 29,8% em tentativas de três pontos também estava abaixo de sua média da carreira. Embora Westbrook tenha começado todos os 78 jogos que jogou pelo Lakers, a equipe foi mais eficaz quando ele estava fora da quadrado do que quando ele estava nela (-4,0).
O desempenho de altos e baixos de Westbrook estava longe de ser o único fator na decepcionante temporada do Lakers, mas impactou negativamente em seu valor, tornando claro que ele optaria pelo último ano de seu contrato de salário máximo, em vez de tentar a sorte na free agency.
Isso também torna o jogador de 33 anos um candidato comercial improvável, já que o Lakers teria que anexar ativos e/ou assumir contratos indesejados de longo prazo para mover seu salário de mais de US$ 47 milhões, embora a equipe provavelmente reavaliará suas opções no mercado agora que ele está oficialmente optando por ficar.
O novo treinador Darvin Ham e o gerente geral Rob Pelinka falaram sobre Westbrook retornar ao Lakers na próxima temporada e adotar uma filosofia de defesa, sugerindo que a organização está esperançosa de que Ham possa se conectar com Westbrook e tirar mais proveito dele do que o ex-treinador Frank Vogel.
Westbrook está agora no caminho para chegar à free agency irrestrita em 2023.
+ Saiba todos os rumores da NBA