Quando a linha de 3 pontos foi introduzida na NBA?

linha 3 pontos NBA

THE FANS mais jovens podem achar difícil imaginar a NBA sem uma linha de 3 pontos. Arremessos de longa distância tornaram-se um dos aspectos mais importantes do basquete moderno. As partidas são regularmente decididas pelas cestas de 3 pontos, sendo muitas no estouro da campainha, na última década vimos alguns dos maiores atiradores de todos os tempos do jogo fazerem seu nome.

Isso inclui nomes como Stephen Curry, Klay Thompson, Ray Allen, entre outros, com a maioria das equipes da NBA geralmente possuindo vários jogadores capazes de pontuar à distância. No entanto, o basquete da NBA já foi jogado sem uma linha de 3 pontos por um período considerável de tempo. Veja agora a história da linha de 3 pontos na NBA:

Quando a NBA introduziu a linha de 3 pontos?

A NBA introduziu a linha de 3 pontos em 1979. No entanto, ela não foi a primeira liga profissional a implementar tal regra. Na verdade, o primeiro uso conhecido da linha de 3 pontos em uma liga profissional de basquete aconteceu na American Basketball League, em 1961. Naquela época, no entanto, a linha de 3 pontos era vista como uma complicação das coisas e nunca foi considerado seriamente.

A American Basketball League acabou sendo extinta após uma temporada e meia, com nenhuma das outras ligas profissionais de basquete da época levando a regra a sério. No entanto, as coisas mudaram quando a American Basketball Association foi formada em 1967. A ABA tinha várias iniciativas destinadas a apaziguar THE FANS, isso incluiu competições de enterrada e a linha de 3 pontos.

No entanto, foi somente após a fusão da ABA com a NBA que a linha de três foi considerada pela primeira vez seriamente. Em 1976, quatro equipes da ABA – Indiana Pacers, San Antonio Spurs, Denver Nuggets e New Jersey Nets – ingressaram na NBA. No entanto, a linha de 3 pontos não foi introduzida até 1979, coincidentemente o ano de estreia de Larry Bird, que é um dos melhores atiradores de todos os tempos.

Mesmo depois de sua introdução, a linha de 3 pontos foi vista como um obstáculo pelos treinadores e foi considerada uma forma da NBA agradar as multidões. Vários jogadores tiveram dificuldade para se ajustar aos arremessos, enquanto alguns treinadores desencorajavam os jogadores a fazer os chutes mais longos por medo de reduzir a eficiência.

Independentemente disso, a linha de três no tempo se tornou uma das regras mais importantes no basquete. Atualmente, não se espera que um atirador de elite da NBA apenas tenha um alto nível de eficiência, mas também atire de longa distância, que é algo que Stephen Curry e Damian Lillard fazem como ninguém.

+ Veja o calendário de jogos da NBA na TV brasileira.

Imagem: NBA.

Siga as nossas redes sociais: InstagramFacebook e Twitter.

Sair da versão mobile