fbpx

Primeira etapa da fase de classificação chega ao fim para os Grupos A e B da LDB

Paulistano e Pinheiros lideram os Grupos A e B, em ordem; segunda etapa começa no dia 23 de agosto
classificação Grupos LDB

A primeira etapa da fase de classificação do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2021 chegou ao fim. Ao todo, 60 jogos aconteceram no período de 22 a 31 de julho, com as 22 equipes participantes desta edição em quadra e distribuídas em dois grupos, A e B. A competição volta em agosto, entre os dias 23 e 04 de setembro.

Ao contrário da primeira etapa, que aconteceu em duas sedes (Paulistano e Pinheiros), a segunda se desdobrará em mais lugares. São eles: Clube Duque de Caxias (Curitiba-PR), São Paulo F. C (São Paulo), Pinheiros (São Paulo) e Flamengo (Rio de Janeiro).

Grupo A: cinco equipes encerram primeira etapa invictos

A primeira etapa da LDB 2021 para o Grupo A foi quente. Ao todo, a bola subiu para 30 jogos dentro do grupo, que contou com as presenças de Paulistano, Corinthians, Sesi Franca Basquete, São José, São Paulo, Stock Med/União Corinthians, Pato Basquete, KTO/Caxias do Sul Basquete/Recreio, VipTech/Campo Mourão/Assercam, ADRM/Maringá e Coritiba Monsters/Thalia.

Dentre estes, cinco times terminaram invictos nessa primeira parte da competição, com cinco vitórias em cinco jogos possíveis. Foram eles, em ordem pela tabela de classificação: Paulistano (1º), Corinthians (2º), Sesi Franca (3º), São José (4º) e São Paulo (5º) – nenhuma dessas equipes duelaram entre si na primeira etapa.

Os quatro primeiros, por sua vez, também tiveram alguns dos principais destaques individuais até aqui na competição. Márcio, do Franca, é um desses exemplos, com média de duplo-duplo de 19,0 pontos, 10,0 rebote (22,0 de eficiência).

Além dele, Anderson Barbosa, do CAP, também figura entre os principais nomes dessa primeira etapa (9,8 pontos, 7,4 rebotes e 14,6 de eficiência), bem como Pedro Nunes, do Corinthians (15,5 pontos, 8,5 rebotes e 18,8 de eficiência), Pedro, do São José (12,8 pontos, 6,2 rebotes, 3,0 assistências e 16,8 de eficiência) e Eugeniusz, do São Paulo (20,8 pontos, 4,2 rebotes, 6,0 assistências e 18,0 de eficiência).

Na segunda parte da tabela, União Corinthians (6º), Maringá (7º), Coritiba (8º), Campo Mourão (9º), Caxias (10º) e Pato Basquete (11º) completam a classificação. Mesmo com os reveses, o torcedor pôde acompanhar algumas atuações individuais consistentes de jogadores das equipes da parte debaixo da tabela .

Zion, do Caxias, foi um deles. O jogador anotou médias consistentes de 14,7 pontos, 6,8 rebotes e 14,0 de eficiência. Outro que também foi bem é o ala Igor Santos, do Coritiba, que flertou com um duplo-duplo de média – 10,3 pontos, 8,2 rebotes e 14,7 de eficiência.

Além dos dois, Guilherme Furlan, do Pato (médias de 14,4 pontos, 4,0 assistências e 11,3 de eficiência de média), Guapi, do Maringá (11,2 pontos e 7,3 rebotes) e Malachias, do União Corinthians (16,0 pontos, 6,5 rebotes e 15,7 de eficiência) foram outros que deixaram uma boa impressão nessa primeira parte da LDB 2021.

Grupo B: Pinheiros encerra 1ª etapa na líderança; Rio Claro, Bauru e Cerrado completam o topo

No outro lado da chave, outras 11 equipes se enfrentaram nessa primeira etapa da competição, que contou com muita emoção e grandes atuações individuais. Os times que entraram em quadra pelo Grupo B foram: Pinheiros, Rio Claro/ADBC, Zopone/Gocil Bauru Basket, Cerrado Basquete, Mogi das Cruzes Basquete, Praia Clube/Gabarito, Flamengo, Minas Tênis Clube, BRB/Brasília, Basquete Unifacisa e Basquete Cearense.

Com o final da etapa, o anfitrião Pinheiros ficou na liderança do Grupo B, com campanha de seis vitórias em seis jogos. Logo atrás, Cerrado (2ª), Rio Claro (3º) e Bauru (4º) completam as quatro primeiras colocações, com todos deixando uma boa primeira impressão neste primeiro momento.

Um ponto que chamou a atenção na primeira etapa pelo Grupo B foram os placares elásticos, que, também, culminaram em atuações individuais consistentes. Nestes dois quesitos o Pinheiros é a melhor equipe do grupo até aqui, e de forma disparada. Foram cinco vitórias com: mais de cem pontos anotados, 25 pontos de frente como menor vantagem em uma vitória (100 a 75 vs Praia Clube) e 83 no triunfo de maior vantagem no resultado (119 a 36 vs Unifacisa).

Individualmente, a equipe pinheirense teve três jogadores com mais de 15 pontos de médias por jogo. A lista conta com Danilo Sena (18,2 pontos), Paulo Scheuer (18,0 pontos) e Dikembe (16,8 pontos). Este último, MVP da LDB em 2017 e 2019 pelo Paulistano, também lidera o Pinheiros em rebotes e eficiência, com médias de 9,2 e 23,2, respectivamente.

No Cerrado, Robsinho (17,7 pontos) e Sérgio (12,5 pontos e 13,0 rebotes) foram os grandes nomes. Já no Bauru, Danilo Penteado despontou e foi o principal nome do Dragão na primeira etapa da competição (16,0 pontos e 10,7 rebotes).

Entre a 5ª e a 11ª colocação ficaram, em ordem, os respectivos times: Mogi, Flamengo, Praia Clube, Minas, Brasília, Unifacisa e Basquete Cearense. Entre essas equipes vale destacar as boas atuações individuais dos jovens Emiliano (20,8 pontos – cestinha do campeonato) e Collaço (17,4 pontos), do Praia Clube, Felipe (12,6 pontos e 12,8 rebotes), do Mogi, e Ruan (15,8 pontos, 9,6 rebotes e 20,6 de eficiência), do Flamengo.

Próximas fases e sistemas de disputa

A segunda etapa da fase classificatória se desenrolará entre os dias 23 de agosto e 04 de setembro. Ao contrário da primeira etapa, separada em duas sedes, nesta teremos quatro. São elas: Clube Duque de Caxias (Curitiba-PR), São Paulo F. C (São Paulo), Pinheiros (São Paulo) e Flamengo (Rio de Janeiro).

Chegando ao final da fase de classificação, os quatro melhores de cada grupo avançam para a fase final. Esta, por sua vez, será disputada em sede única no Ginásio Antônio Prado Jr., do Paulistano. Nesta etapa, os oito times que avançaram serão divididos em dois novos grupos (C e D), onde todos se enfrentarão uma vez dentro de seus grupos.

Após isso, os seguintes confrontos serão formados: 3º C x 4º D / 3º D x 4º C / 1º C x 2º D / 1º D x 2º C. Enquanto que no último dia serão realizadas as disputas de: 7º x 8º, 5º x 6º, 3º x 4º e 1º x 2º (final).

Classificação da LDB 2021:

Grupo A

1 – Paulistano – cinco vitórias e nenhuma derrota

2 – Corinthians – cinco vitórias e nenhuma derrota

3 – Sesi Franca Basquete – cinco vitórias e nenhuma derrota

4 – São José Basketball – cinco vitórias e nenhuma derrota

5 – São Paulo FC – cinco vitórias e nenhuma derrota

6 – Stock Med/União Corinthians – uma vitória em seis jogos

7 – ADRM/Maringá – uma vitória em seis jogos

8 – Coritiba Monsters/Thalia – uma vitória em seis jogos

9 – Viptech/Campo Mourão/Assercam – uma vitória em seis jogos

10 – KTO/Caxias do Sul Basquete/Recreio – uma vitória em seis jogos

11 – Pato Basquete – nenhuma vitória em cinco jogos

Grupo B

1 – Pinheiros – seis vitórias e nenhuma derrota

2 – Cerrado – cinco vitórias em seis jogos

3 – Rio Claro – quatro vitórias em seis jogos

4 – Bauru – quatro vitórias em seis jogos

5 – Mogi – três vitórias em seis jogos

6 – Flamengo – duas vitórias em cinco jogos

7 – Praia Clube – duas vitórias em cinco jogos

8 – Minas Tênis Clube – duas vitórias em cinco jogos

9 – Brasília – uma vitória em cinco jogos

10 – Unifacisa – uma vitória em cinco jogos

11 – Basquete Cearense – nenhuma vitória em cinco jogos

Veja o calendário de jogos da LBD

Imagem: LBD.

Siga as nossas redes sociais: InstagramFacebook e Twitter.

VEJA TAMBÉM