Falando esta semana aos repórteres em Paris, o comissário Adam Silver confirmou que a NBA continua a explorar a ideia de uma potencial liga na Europa. Relatórios em dezembro indicaram que a NBA e a FIBA estavam discutindo o conceito, e Silver abordou essas conversas no início deste mês em uma aparição no podcast de Shaquille O’Neal.
Como escreve Brian Windhorst, da ESPN, os comentários de Silver esta semana foram mais expansivos sobre o assunto, bem como os mais intrigantes. O comissário da NBA sugeriu que acredita que a EuroLeague – a atual principal liga de basquete da Europa – está perdendo dinheiro, observa Windhorst.
“Enquanto a Europa continua a desenvolver alguns dos melhores jogadores do mundo — muitos de nossos MVPs mais recentes, é claro, são europeus — achamos que a oportunidade comercial não acompanhou o crescimento do jogo”, disse Silver. “E o que fazemos na NBA é administrar ligas.
“Nós, é claro, administramos a WNBA, temos a [Basketball Africa League], temos a G League, temos uma liga de vídeo 2K. Então, operamos cinco ligas diferentes e achamos que é uma experiência que temos. E assim estamos olhando muito de perto para ver se há uma oportunidade de profissionalizar o jogo para outro nível aqui para criar uma oportunidade comercial maior.”
De acordo com Mike Vorkunov, do The Athletic, a NBA está considerando vários modelos para sua liga — pode incluir novas equipes, clubes existentes ou uma combinação dos dois. Vorkunov diz que fontes na Europa têm mencionado continuamente o Real Madrid como um dos que pode estar interessado em deixar a EuroLeague para o novo empreendimento da NBA.
Enquanto outras equipes da EuroLeague também poderiam ser candidatas a desertar, a NBA também entrou em contato com alguns grandes clubes de futebol europeus para ver se eles teriam interesse em criar novos times de basquete, disseram fontes à Windhorst. Tanto Windhorst quanto Vorkunov mencionam Manchester e Berlim como mercados que a NBA está olhando, com Vorkunov também listando Londres, Paris e Munique como mais algumas possibilidades.
A liga pode agendar jogos da temporada regular da NBA em um ou mais desses mercados nas próximas temporadas, de acordo com Windhorst e Vorkunov.
“Tudo está na mesa”, respondeu Silver quando perguntado pela BasketNews se a liga europeia da NBA poderia apresentar equipes da EuroLeague. “Então, [o] potencial para incluir clubes existentes? Com certeza deveria haver interesse. A oportunidade de criar uma competição sustentável? Sim. Gostaríamos de ter uma ampla base de países representados? Com certeza.
“Quero dizer, esse é o benefício que temos agora ao entrar e olhar para isso de uma tela em branco. Aliás, reconheço que há uma enorme história e tradição aqui no basquete europeu, e queremos respeitar essas tradições.”
Mais sobre a NBA na Europa
- Para avançar com uma liga europeia, a NBA precisaria obter o apoio de seu Conselho de Governadores (proprietários das equipes). Windhorst, citando fontes, diz que ainda há muitas perguntas sobre os planos da liga, especialmente porque algumas das outras ligas que a NBA opera não têm sido consistentemente lucrativas. De acordo com Windhorst, Silver sugeriu esta semana que uma decisão sobre continuar ou não avançando em uma liga europeia poderia ser tomada após uma reunião do Conselho de Governadores em alguns meses. “Temos uma reunião do conselho da NBA no final de março”, disse Silver. “Vamos dar uma atualização aos nossos chefes, em essência.”
- Claro, a reunião de março não será a primeira vez que a liga compartilha seus planos com os proprietários das equipes da NBA. Como Windhorst escreve, o secretário-geral da FIBA, Andreas Zagklis, fez uma apresentação aos proprietários de equipes em New York no outono sobre uma potencial liga europeia, enquanto George Aivazoglou, diretor administrativo da NBA para a Europa e o Oriente Médio, se reuniu com um comitê de proprietários em novembro e falou sobre quais cidades a liga teria como alvo.
- Os funcionários da liga da NBA e da EuroLeague se encontraram no ano passado, quando a NBA procurava fazer parceria com a liga estabelecida em seu novo empreendimento, diz Vorkunov. A EuroLeague rejeitou a proposta da NBA, já que não queria abrir mão do controle de suas operações.“Eles queriam o coração e a cabeça”, disse um executivo da EuroLeague ao The Athletic.
- Vorkunov descreve “dissidência” entre figuras proeminentes do basquete europeu sobre o impacto da entrada da NBA no mercado. “Acho que a NBA entra nos negócios europeus e as receitas aumentam muito”, disse um proprietário do clube da EuroLeague. “Eu não sei como eles fazem isso, mas eles são especialistas nisso.” Outros não têm tanta certeza, explica Vorkunov, observando que outro dono de clube não acredita que haja espaço para a EuroLeague e uma liga da NBA terem sucesso na Europa.
Assine o NBA League Pass e assista a todos os jogos da temporada!
+ Acesse o Relatório de Lesões atualizado diariamente
+ Veja o calendário completo de jogos da temporada 2024-25 da NBA
+ Saiba quem são os jogadores mais altos da temporada 2024-25 da NBA
Faça parte de nosso grupo no Telegram!
Siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, TikTok e Threads.