in

Por que Kobe Bryant mudou o número da camisa

Kobe Bryant mudou número

Há apenas um jogador na história tem duas camisas aposentadas pela mesma equipe, e ele é: Kobe Bryant. As camisetas nº 8 e nº 24 estarão penduradas para sempre no Staples Center em Los Angeles. Mas por que ele mudou de número?

Depois de sua morte isso assumiu um novo significado, o legado de Bryant que começou nas quadras foi muito além delas. 

Bryant é o único jogador na história da liga a ter dois números de camisa aposentados pela mesma equipe. Kobe mudou de número, passando do 8 para o 24, no meio de sua carreira. 

O jogador que decidiu abandonar a faculdade e assumir o desafio de jogar na NBA, escolheu a camisa 8. De acordo com a ESPN , ele escolheu o número com base em seu número de acampamento da Adidas, 143. Somando-se dá oito, e era o número que ele usava na Itália quando era mais jovem (seu pai jogou profissionalmente na Itália, sendo inclusive companheiro de Oscar Schmidt).

Antes do Lakers retirar os seus dois números de camisas, Bryant revelou como a sua personalidade e atitude eram diferentes com os dois.

Ele disse :

“Quando cheguei pela primeira vez com a 8, estava tentando realmente ‘fincar a minha bandeira’. Tenho que provar que pertenço a este campeonato. Tenho que provar que sou um dos melhores nesta liga. Você está indo atrás deles. É uma energia ininterrupta e agressividade e outras coisas.”

Quando Bryant se juntou ao Lakers em 1996, George McCloud vestia o número 24, que foi o primeiro número de Kobe no ensino médio em Lower Merion em Ardmore, Penn. Seu outro número do ensino médio, 33, já havia sido aposentado pelo Lakers para homenagear Kareem Abdul-Jabbar.

Para a temporada de 2006-07 e além, até sua aposentadoria em 2016, o ícone da NBA voltou ao número que usava nos primeiros anos do basquete: No. 24. 

Bryant disse antes da aposentadoria:

“…Então 24 é um crescimento disso. Os atributos físicos não estão mais como antes, mas o nível de maturidade é maior. Casamento, filhos. Comece a ter uma perspectiva mais ampla sendo um dos caras mais velhos da equipe agora, em vez de ser o mais jovem. As coisas evoluem.”

Bryant frequentemente refletia sobre seus primeiros dias no basquete. Em seu curta-metragem vencedor do Oscar “Querido Basquete”, Kobe refletiu sobre como, não importa o que acontecesse, ele sempre seria aquele garoto que se apaixonou por um jogo. Ele disse que o No. 24 significava muito para ele, pois foi parte de sua história de origem no basquete que o levou ao nível de habilidade e sucesso que ele teve com o Lakers. Portanto, embora o número 24 tenha sido um momento de evolução para Kobe, também foi uma forma de voltar às suas raízes no basquete.

Bryant ganhou três títulos do campeonato da NBA como o nº 8 e seus dois finais vestindo o nº 24. Ele apareceu em oito jogos All-Star com seu primeiro número e dez após a troca de camisa. Ele ganhou um título de pontuação em cada número e marcou 16.777 pontos representando o nº 8 e 16.866 pontos vestindo o nº 24. 

Quando chegou a hora de homenagear Bryant da maneira adequada, o Lakers decidiu que nenhum jogador em Los Angeles deveria usar qualquer um dos números novamente.

Controvérsia sobre a mudança de números

O motivo real para a troca de número pode ter sido por conta de patrocínio. Enquanto Kobe usava o nº 8 ele era um atleta Adidas, mas ele resolveu não renovar com a marca e assinar com a Nike.

A Adidas que estava ligada a imagem de Kobe lançou um tênis chamado Crazy 8, em uma óbvia alusão ao jogador que não estava mais sobre contrato com a marca. Foi aí então que Bryant assumiu o nº 24.

+ Veja o calendário de jogos da NBA na TV brasileira.

Imagem: NBA.

Siga as nossas redes sociais: InstagramFacebook e Twitter.