A 15ª edição dos playoffs do NBB se aproxima e você quer ficar por dentro das principais estatísticas? Se liga! A partir de quinta-feira (18/04), a bola sobe nos principais ginásios do Brasil para conhecer o campeão da temporada 2023-24 do campeonato mais importante do basquete do país.
Será a maior edição de todos os tempos, com 16 times na disputa do formato cheio de oitavas de final, algo inédito, já que até a temporada passada, 12 clubes avançavam para esta fase, sendo os quatro melhores seguiam diretamente para as quartas. Com a novidade, o campeonato se torna ainda mais imprevisível.
A Liga Nacional de Basquete fez um levantamento histórico para falar dos números dos clubes que atuam ou já passaram pelas 14 edições anteriores de playoffs, sem contar a temporada 2019-20, que não foi possível chegar ao mata-mata.
A primeira reportagem traz os times que mais vezes estiveram nos playoffs, quem tem mais jogos e os melhores aproveitamentos. A série continua na terça-feira (16/04) com os times com mais vitórias e as equipes que mais foram longe nos playoffs. É o aquecimento da LNB para a fase mais aguda e aguardada do campeonato.
Ao todo, 30 times já estiveram nos playoffs do NBB ao longo dos anos. De todos que se classificaram para a atual edição, apenas o União Corinthians fará sua estreia, os outros 15 classificados já estiveram em, pelo menos, duas outras edições.
O time do Rio Grande do Sul sentirá o peso de ser o estreante, ou, mesmo se classificando em 14º, poderá surpreender o Minas, que foi 3º? Essa é uma das curiosidades que os levantamentos inéditos trouxeram. Confira as listas das principais estatísticas dos clubes para saber um pouco mais da história.
Times que mais vezes se classificaram ao playoffs do NBB
Entre todos os times da história do NBB, apenas três estiveram presentes em todas as edições de playoffs: Flamengo, Bauru Basket e Sesi Franca, o que prova o quão difícil é manter-se entre os melhores da competição regularmente.
Em compensação, dos times que classificaram-se na primeira edição, apenas o BRB/Brasília não foi para os playoffs, sem contar Joinville e Limeira, dois times que não participam do NBB há algumas temporadas.
Pinheiros e Paulistano, outros dois clubes tradicionais, só não participaram de uma edição de playoff. O Pinheiros interrompeu sua sequência no ano de retomada do campeonato, ainda na pandemia da Covid-19, já o Paulistano não esteve apenas na primeira edição, quando se classificavam oito equipes.
Assim, veja a lista com a quantidade de vezes que cada time disputou os playoffs (sem contar a atual temporada):
- Flamengo, Bauru Basket e Sesi Franca – 14 vezes;
- Pinheiros e Paulistano – 13;
- Minas – 11;
- BRB/Brasília – 10;
- Coop/São José Basketball – 8;
- Fortaleza B.C./CFO e Mogi/Basquete – 7;
- Limeira – 6;
- Caxias do Sul Basquete – 5;
- Joinville, Uberlândia e Corinthians – 4;
- Vitória, São Paulo, UNIFACISA e Pato Basquete – 3;
- Araraquara, Liga Sorocabana, Palmeiras, Macaé, Rio Claro, R10 Score Vasco da Gama e Botafogo – 2 e
- Assis, Espírito Santo, Tijuca e VipTech/Campos Mourão Basquete – 1.
Os times em destaque estiveram na temporada regular 2023-24. Há times unificados, mesmo com patrocínios diferentes.
Times com mais jogos em playoffs do NBB
Os únicos times que já passaram das 100 partidas na história do NBB são os mesmos três que estiveram em todas edições, Flamengo (131), Bauru Basket (114) e Sesi Franca (112).
Pinheiros e Paulistano podem atingir a marca centenária na atual edição (90 e 89, respectivamente).
Apesar de uma participação a menos, o BRB/Brasília tem mais jogos que o Minas por ter chegado mais vezes às finais (83 a 67).
Necessariamente, o Fortaleza B.C./CFO passará o Joinville nos que mais jogaram playoffs, uma vez que, no mínimo, a equipe cearense fará mais duas partidas nessa edição. Atualmente tem 32 partidas contra 33 do time de Santa Catarina.
Confira o Top 10 de times com mais partidas:
- Flamengo – 131 jogos;
- Bauru Basket – 114;
- Sesi Franca – 112;
- Pinheiros – 90;
- Paulistano – 89;
- BRB/Brasília – 83;
- Minas – 67;
- Mogi Basquete – 63;
- Coop/São José Basketball – 52 e
- Joinville – 33.
Times com os melhores aproveitamentos nos playoffs do NBB (% de vitórias)
O Flamengo é o time que mais vezes foi campeão, com sete títulos, então também lidera nos aproveitamentos entre vitórias e derrotas (68,7%).
Porém, a segunda colocação é de um time inesperado, já que tem pouca tradição em playoffs, mas que mostrou potencial desde o momento que ingressou no NBB, inclusive já sendo finalista, que é o São Paulo, com 62,9%.
Além dos dois na ponta, apenas BRB/Brasília, Bauru Basket, Sesi Franca, Uberlândia e Mogi Basquete têm aproveitamento acima dos 50%.
Confira o Top 10 de aproveitamento:
- Flamengo – 68,7%;
- São Paulo – 62,9%;
- Sesi Franca – 57,1%;
- BRB/Brasília – 56,6%;
- Uberlândia – 54,5%;
- Mogi Basquete – 53,9%;
- Bauru Basket – 53,5%;
- Coop/São José Basketball e UNIFACISA – 50%;
- Joinville – 48,4% e
- Paulistano – 43,8%.
Veja o Calendário completo das transmissões dos jogos da NBA!
Faça parte de nosso grupo no Telegram!
Siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, TikTok e Threads.