Você sabe quais foram os jogadores mais pesados da NBA de todos os tempos? Claro que estamos falando de uma liga de gigantes e até por isso eles pesam muito, mas essa fator pode causar lesões e encurtar carreiras.
Listamos aqui os cinco mais pesados, suas estatísticas, histórias e momentos memoráveis de sua carreira. Também vamos analisar seus estilos de vida dentro e fora da quadra e explorar e como cada um deixou sua marca no jogo.
Os jogadores mais pesados da NBA de todos os tempos
5- Michael Sweetney (158 kg)
Michael Sweetney foi uma figura importante no Draft da NBA de 2003, com 2,07 m e 158 kg. O New York Knicks o selecionou com a 9a escolha geral, esperando que Sweetney fosse imparável no garrafão.
Mas seu peso provou ser um problema – ele parecia andar arrastando uma âncora em quadra, isso o deixou lento e fora de posição. Durante suas quatro temporadas com o Knicks, ele teve médias de 7 pontos e 4,8 rebotes por jogo antes de ser negociado com o Chicago Bulls em 2007, onde foi dispensado depois de jogar 233 jogos.
Apesar de tudo isso, Michael Sweetney continua sendo um dos jogadores mais pesados que já jogou basquete profissional – lembrado por seu tamanho e capacidade de dominar o garrafão, apesar de seus quilos excessivos.
4- Sim Bhullar (159 kg)
Sim Bhullar fez história como sendo o primeiro jogador de ascendência indiana a jogar na NBA. Contratado pelo Sacramento Kings para a NBA Summer League em 2015, Bhullar foi um center gigante de 2,26m e 159 kg. Infelizmente, apesar de seu tamanho e força provaram ser uma vantagem, seu peso atrapalhou sua carreira, pois ele lutou para acompanhar o ritmo acelerado do jogo – levando à sua liberação pelo Kings.
Em 2016, Bhullar assinou com o Reno Bighorns da G-League e encontrou algum sucesso por lá. Durante seu tempo com eles, ele teve médias de 10,3 pontos e 8,8 rebotes por jogo – acertando 72% da linha dos lances livres. Apesar desse pequeno sucesso, no entanto, ele não conseguiu replicá-lo na NBA e acabou não assinando novamente com nenhuma franquia.
A breve carreira de Sim Bhullar na NBA é uma de suas histórias mais estranhas: apesar de não causar impacto devido aos seus problemas de peso, ele ainda fez história como o primeiro jogador de ascendência indiana a jogar na liga.
ASSINE O NBA LEAGUE PASS: Quer a todos os jogos de todas as equipes? Então assine o NBA League Pass, sistema de streaming da NBA. E o melhor, você pode assinar com desconto, aproveite! 7 dias para você testar aqui!
3- Eddy Curry (159 kg)
Eddy Curry era um nome familiar na NBA. Draftado pelo Chicago Bulls com a 4a escolha geral, esperava-se que ele fosse um center de sucesso, com 2,13 m de altura e 133 kg. Mas à medida que sua carreira progrediu, o peso de Curry subiu para 159 kg, dificultando que ele se movesse na defesa e reduzindo seu tempo de jogo.
Apesar dos desafios físicos, Curry ainda conseguiu encontrar algum sucesso na liga. Em sua quarta temporada com o Bulls, ele teve média de 16 pontos por jogo enquanto acertava impressionantes 51% da quadra, e liderando a NBA em porcentagem de field goal durante 2002/03. Depois de ser negociado com o New York Knicks, Curry teve indiscutivelmente sua melhor temporada de todos os tempos: 19,5 pontos e 7 rebotes por jogo em 58% de certo nos arremessos.
Infelizmente, a carreira de Eddy declinou devido a problemas de obesidade e lesões que tornaram impossível para ele acompanhar outros jogadores em quadra. O Bulls recusou um novo contrato por causa disso; depois de assinar com o Miami Heat, ele perdeu algum peso, mas nunca recuperou seus melhores dias. Eventualmente, a má defesa combinada com um corpo acima do peso e lesões forçou Curry a se aposentar em 2013.
2- Shaquille O’Neal (163 kg)
Shaquille O’Neal foi um gigante do basquete, com 2,16 m pés de altura e 159 kg, o Hall Of Fame foi draftado em 1992 pelo Orlando Magic com a primeira pick geral, Shaq foi uma força dominante na quadra. Seu tamanho e velocidade dificultava que os defensores o parassem, permitindo que ele registrasse números impressionantes ao longo de sua carreira – ele teve médias de 23,7 pontos e 10,9 rebotes por jogo, enquanto liderava suas equipes a quatro campeonatos da NBA e ainda acabou sendo escolhido como o MVP na temporada 1999/2000.
Seu peso também foi um fator determinante durante seu tempo com o Lakers, ele percebeu a importância disso e emagreceu para 155 kg, o que lhe permitiu se tornar ainda mais dominante na quadra – ajudando a equipe a ganhar três títulos em LA. Infelizmente, depois de ser negociado com o Miami Heat, e a lesão no tendão de Aquiles, Shaq não pode alcançar o mesmo nível de sucesso novamente. Depois de jogar pelos Suns, Cavaliers e Celtics, ele se aposentou em 2011 com 163 kg.
Quem é o jogador mais pesado da NBA de todos os tempos?
1- Oliver Miller (170 kg)
Oliver Miller era um gigante das quadras, com um impressionantes 2,10 m e 120 kg. Ele começou sua carreira na NBA em 1992, quando foi selecionado pelo Phoenix Suns. Durante seu período lá de 8 anos, Miller participou de 493 jogos e teve médias de 8,8 pontos, 6,9 rebotes e 1,2 bloqueios por jogo, apesar de ser um dos jogadores mais pesados da liga, chegando aos 170 kg.
“Big O” também jogou por outras cinco ligas, incluindo a National Basketball League, a Continental Basketball Association, a American Basketball Association e a International Basketball League.
Os 18 anos de carreira de Miller o fizeram se tornar uma das figuras mais memoráveis do basquete.
Você é THE FAN da maior liga de basquete do mundo? Então não perca a chance ter os melhores produtos produtos oficiais da NBA!
Veja todas as movimentações em nossa Central de Trocas da Temporada 2023/24 da NBA!
Faça parte de nosso grupo no Telegram!
Siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, TikTok e Threads.