Uma jogada no final do segundo quarto do jogo entre Nuggets x Suns de domingo pode alterar o resultado da série, informa Ohm Youngmisuk, da ESPN. O armador de Phoenix, Josh Okogie, saiu da quadra enquanto tentava salvar uma bola e parou perto de um assento ocupado pelo proprietário de Phoenix Mat Ishbia, que acabou com a bola em suas mãos. Enquanto Ishbia estava ajudando o jogador, Nikola Jokic tentou pegar a bola dele.
A bola foi derrubada para trás na multidão, e quando Jokic pediu a outro THE FAN para jogá-la para ele, seu antebraço esquerdo fez contato com o peito de Ishbia, fazendo com que ele caísse para trás em seu assento. Jokic recebeu uma falta técnica e, embora a NBA não tenha comentado no domingo à noite, Youngmisuk disse que a liga provavelmente revisará o incidente para determinar se haverá uma multa ou suspensão.
“Um dos THE FANS (Ishbia) estava segurando a bola, Jokic veio pegar a bola, e agarrou-a do torcedor”, disse o árbitro Tony Brothers no relatório após o jogo. “Então, depois disso, ele deliberadamente o empurrou e o empurrou para baixo, então ele recebeu uma falta técnica antidesportiva. … Considerei a falta técnica a penalidade apropriada.”
Teste o NBA League Pass por 7 dias!
Jokic explicou sua visão do que aconteceu em sua entrevista pós-jogo, dizendo que estava tentando pegar a bola para começar a próxima jogada. Ele também não sabia que era Ishbia quem estava segurando.
“(Brothers) me disse que eu dei uma cotovelando,” disse Jokic. “Mas ele colocou a mão em mim primeiro. Então eu pensei que a liga deveria nos proteger ou o que quer que seja, mas talvez eu esteja errado, então veremos.”
Ele também questionou por que poderia estar sujeito a uma multa ou suspensão.
“Mas as mãos dele (estão) em mim,” disse Jokic. “Então (a NBA) não vai me proteger? Eles vão proteger ele? Não eu como pessoa; estou falando como jogador.”
Ishbia, que finalizou sua compra da equipe em fevereiro, disse a um repórter da Associated Press no intervalo que ele estava “bem“, e que ficou em seu lugar quando o segundo tempo começou.
O incidente ofuscou outro desempenho excepcional de Jokic, que teve um recorde de 53 pontos e 11 assistências, embora o Suns tenha conseguido uma vitória para empatar a série em 2-2. De acordo com Youngmisuk, ele é o primeiro jogador na história da liga a ter média de triple-double de 40 pontos enquanto acerta 60% da quadra em dois jogos de playoff.
Sam Vecenie, do The Athletic, culpa Ishbia por escalar o incidente e diz que uma suspensão para Jokic seria uma “reação exagerada extrema” da NBA. Brian Windhorst, da ESPN, disse que ficaria “atordoado” se Jokic fosse suspenso, acrescentando: “Acho que não há apetite aqui para que isso aconteça”.
Faça parte de nosso grupo no Telegram!