Em visita ao Brasil para acompanhar a seleção canadense na AmeriCup 2022, Nick Nurse, treinador campeão da NBA com o Toronto Raptors em 2019, esbanjou simpatia no comando da ‘NBA Coaching Clinic’, clínica que reuniu cerca de 60 técnicos e professores de dez estados (Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Brasília, Bahia, Paraíba, São Paulo, Sergipe e Piauí), além de profissionais de Argentina, Venezuela e EUA, na sexta-feira, dia 9, no Colégio Santa Maria, em Boa Viagem (Recife-PE). Oportunidade de aprendizado para todos.
– Participar dessa clínica foi uma oportunidade valiosa de ensinar, mas de aprender também. Estou muito feliz de estar aqui, dividindo conhecimento. Quando cheguei, no aeroporto, algumas pessoas me reconheceram, vieram falar comigo, todos muito carinhosos, simpáticos… Fiquei impressionado com a paixão do brasileiro por basquete. A atmosfera no ginásio é incrível! Tenho um carinho especial pelo país porque minha esposa é daqui do Recife e está sendo uma experiência maravilhosa conhecer a cidade – afirmou Nurse, encantado com as praias e com a culinária local. – Preciso aprender português. Na próxima visita, vou estar falando bem.
Eleito ‘Técnico do Ano’ da liga em 2020 e campeão da D-League (atual G-League), o canadense ministrou uma breve palestra antes da clínica, que contou com atletas sub-23 de clubes da capital pernambucana. Durante a sessão, instruções e demonstrações sobre movimentações e posicionamento de defesa e ataque, sempre com muita intensidade e, principalmente, atenção aos mínimos detalhes. Nurse também contou histórias de bastidores dos Raptors e falou sobre a mentalidade da franquia.
– No Toronto, estamos sempre competindo nos treinos. Competir para vencer. Essa tem que ser a mentalidade sempre e é assim que trabalhamos. Competir nos treinos para competir nos jogos. É isso que nos move – afirmou ele, em bate-papo com os participantes.
A ‘NBA Coaching Clinic’ teve a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) como parceira. Neste sábado, dia 10, o Brasil enfrenta o Canadá no Ginásio Geraldão, valendo vaga na final da AmeriCup. Argentina e Estados Unidos se enfrentam na outra semifinal.
+ Saiba de todas as trocas da temporada 2022-23 NBA
Faça parte de nosso grupo no Telegram!