fbpx

NBA lança plataforma inédita jr. nba visando fomento e transformação do basquete no país

Curso digital gratuito vai oferecer interação e materiais exclusivos, auxiliando na formação e massificação do esporte. Iniciativa conta com a participação de nomes como Varejão, Damiris, Giovannoni, Clarissa, Alessandra, Alex e Helen, além de conteúdos no YouTube com influenciadores
NBA plataforma jr. nba

A NBA lançou nesta quarta-feira, dia 8, um curso inédito de capacitação para técnicos, professores e instrutores de Educação Física dentro da plataforma jr. nba. O programa vai oferecer conteúdos gratuitos exclusivos, apresentando um modelo inovador, focado em jovens e crianças, auxiliando no desenvolvimento e massificação do esporte por todo o Brasil. O curso oferece seis módulos com carga horária de 40h e metodologia desenvolvida por profissionais da liga em parceria com o Impulsiona, programa de educação esportiva do Instituto Península. A iniciativa é pioneira no país e a meta é capacitar cerca de 10 mil profissionais até o fim do ano, impactando assim na vida e na formação de milhares de jovens e crianças.

Reunimos os melhores profissionais para apresentar o melhor currículo para o mercado nacional. A plataforma jr. nba vai impactar positivamente milhões de jovens e crianças pelos próximos anos por meio dos educadores, que vão receber conteúdos e uma metodologia completa em termos de aprendizado, técnicas e suporte. Criamos um modelo que vai revolucionar os conceitos de formação no país, conciliando esporte e educação, focando no ensino e no fomento do basquete – afirmou Rodrigo Vicentini, Head da NBA no Brasil.

Segundo dados da OMS, oito em cada 10 jovens brasileiros entre 11 e 17 anos não fazem exercícios regularmente, e uma em cada três crianças é considerada obesa. A pandemia fez com que esse cenário se tornasse ainda mais preocupante: 72% dos jovens não fizeram atividades físicas e exercícios durante o período de isolamento, conforme relatórios do Unicef.

Queremos ver, cada vez mais, jovens e crianças mantendo hábitos saudáveis e praticando esportes. Teremos muitas oportunidades de interação, de experiências, além da participação de influenciadores e de nomes importantes do nosso basquete durante todo o curso. Esta plataforma foi desenvolvida não só para aqueles que ensinam o esporte e seus valores, mas também para todos os jovens e crianças que querem melhorar suas habilidades. Vamos abraçar o país inteiro e alimentar essa paixão pelo esporte.

E são muitos os ídolos convidados para o programa: Anderson Varejão, Damiris Dantas, Alex Garcia, Clarissa dos Santos, Guilherme Giovannoni, Alessandra Oliveira e Helen Luz, atletas e ex-jogadores consagrados, formam a seleção que participa do programa, trazendo informações, depoimentos e experiências de quem é referência na modalidade.

A produção do curso é 100% nacional e, ao longo do ano, serão oferecidas vídeo conferências e painéis para professores, técnicos e instrutores.

Ao longo do curso, técnicos, professores e instrutores de Educação Física vão encontrar informações sobre regras, imagens, exercícios, dezenas de conteúdos audiovisuais de apoio, sugestões de atividades e dicas para adaptar espaço e estrutura para as aulas. Além disso, os treinadores e educadores terão acesso a diversas atividades interativas e poderão participar de um programa de benefícios com direito à troca de pontos por produtos oficiais da NBA.

Além de todo o conteúdo da grade, o curso foi pensado para que a prática esportiva em qualquer nível, seja em ambientes mais preparados, seja em espaços com menos recursos, além de uma comunicação leve, nova, com interação também pelas redes sociais. Queremos levar o basquete para toda a juventude do país – completou Vicentini.

Pensando em jovens e crianças, o programa vai apresentar o ‘Desafio Geração jr. nba’, que vai invadir o canal jr. nba Brasil (YouTube) e o perfil oficial do curso no Instagram (@jrnbabrasil) com conteúdos sobre basquete, gaming e uma missão: encontrar novos criadores de conteúdos digitais para os canais da plataforma no Brasil. Para isso, a liga já convocou algumas figuras conhecidas do público infanto-juvenil que vão servir de inspiração: Enaldinho, Gabriela Neves (Canal Chuá), Caio Teixeira, Alê Xavier (Desimpedidos) e Samuel Minervino (o ‘Max’ de ‘Detetives do Prédio Azul’) vão promover desafios para os participantes. A NBA vai selecionar três nomes que vão se juntar ao time de influenciadores do curso.

A plataforma jr. nba segue as orientações da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e é certificado por NBA, Impulsiona e Instituto Singularidades, faculdade de formação de professores do Instituto Península. Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site www.jrnba.com.br/basquetenaescola.

+ Veja nossa Central de Trocas da NBA 2020-21

Imagem: NBA.

Siga as nossas redes sociais: InstagramFacebook Twitter

VEJA TAMBÉM