fbpx

Milwaukee Bucks é o campeão da NBA

Bucks campeão NBA

Giannis Antetokounmpo terminou uma das maiores finais da NBA de todos os tempos com 50 pontos, 14 rebotes e cinco bloqueios quando o Milwaukee Bucks venceu o Phoenix Suns por 105-98 na noite de terça-feira para fechar a série em 4-2 e se tornar o campeão da NBA da temporada 2020-21 da NBA.

Giannis Antetokounmpo tinha o Troféu Larry O’Brien em um braço, e o troféu de MVP das Finais da NBA no outro, além de um charuto.

Milwaukee esperou 50 anos por isso.

Giannis fez o terceiro jogo desta série com pelo menos 40 pontos e 10 rebotes, um desempenho dominante nas finais para um estreiante que já ocupa um lugar entre alguns dos maiores do jogo. Antetokounmpo terminou com 35,2 pontos, 13,2 rebotes e 5,0 assistências em média por jogo enquanto arremessava 61,8%, ele é o primeiro jogador na história das finais a alcançar esses números.

Ele arremessou 16 de 25 da quadra e fez inacreditáveis 17 de 19 nos lances livres – uma exibição espetacular para qualquer pontuador, ainda mais para quem estava acertando apenas 55,6% nos playoffs e às vezes foi ridicularizado por isso.

”As pessoas me disseram que eu não posso fazer lances livres e eu os fiz hoje à noite. E eu sou um maldito campeão”, disse Antetokounmpo.

https://www.youtube.com/watch?v=08UBCMsYJIQ

Ele pulou pela quadra balançando os braços com 20 segundos restantes para incentivar THE FANS a torcer, mas não houve necessidade. Suas vozes estavam crescendo dentro e fora por horas até então, tendo esperado 50 anos para celebrar um campeonato depois de Lew Alcindor – antes de se tornar Kareem Abdul-Jabbar – e Oscar Robertson que levaram os Bucks ao seu primeiro campeonato em 1971.

”Para a cidade, tenho certeza de que significa tudo”, disse Khris Middleton. ”Eles viram o trabalho que fizemos ao longo dos anos para que eles chegassem a esse ponto.”

Em uma temporada jogada em grande parte sem torcida, os Bucks tinham 65.000 deles embalados no Deer District do lado de fora, foi uma festa que durou a noite toda. A festa também não parou lá dentro: Confetes choveram lá dentro enquanto THE FANS cantavam ”Bucks in 6! Bucks in 6!”.

”Espero que eles tenham gostado exatamente como nós.”, acrescentou Middleton.

Os Bucks se tornaram a quinta equipe a vencer as finais da NBA depois de perder por 2-0 e a primeira a fazê-lo vencendo os próximos quatro jogos desde Miami contra Dallas em 2006.

Chris Paul marcou 26 pontos para terminar sua primeira aparição nas finais da NBA em sua 16a temporada. Devin Booker adicionou 19 pontos, mas arremessou apenas 8 de 22 e perdeu todos os sete arremessos de 3 pontos depois de marcar 40 pontos em cada um dos dois últimos jogos.

”Há apenas uma dor que vai com o fim da sua temporada”, disse o técnico do Suns, Monty Williams. ”Mas eu nunca lidei com isso e por isso sou grato, como eu disse, mas sei que isso vai doer por um tempo.”

As equipes que entraram na NBA juntas como clubes de expansão em 1968 e entregaram uma bela final.

Os Bucks venceram em grande parte por causa de Antetokounmpo, o duas vezes MVP na temporada regular elevou seu jogo ainda mais nas finais e foi eleito o MVP unânime das Finais da NBA.

Ele fez tudo o que fez depois de perder os dois últimos jogos das finais da Conferência Leste com um joelho esquerdo hiperestenndido, uma lesão que ele temia que pudesse ser grave o suficiente para terminar sua temporada.

Basta pensar no que as pessoas teriam perdido.

O que começou como um aumento gradual para Antetokounmpo e os Bucks acelerou nos últimos anos e eles poderiam estar onde estão nas duas últimas temporadas. Eles tiveram a melhor campanha da NBA em 2018-19, mas perderam uma vantagem de 2-0 contra Toronto nas finais da Conferência Leste.

Eles voltaram com a melhor campanha novamente na temporada passada, mas não se recuperaram depois que a temporada foi suspensa por causa da pandemia de coronavírus em março. Eles foram eliminados na segunda pelo Miami na bolha.

Os Bucks conseguiram Jrue Holiday antes desta temporada e, embora não fossem tão fortes na temporada regular, finalmente estavam prontos para as finais da NBA.

E Milwaukee estava pronto para o momento.

Middleton marcou 17 pontos e Bobby Portis saiu do banco para 16. Holiday fez 12 pontos, 11 assistências e nove rebotes.

”Acho que é apenas um crédito para os jogadores”, disse o técnico do Bucks, Mike Budenholzer. ”Temos pressionado. Estamos tentando melhorar. Os jogadores abraçam tudo. Eles são incrivelmente treináveis. Eles pegam, mergulham e aproveitam ao máximo.”

THE FANS começaram a encher as ruas e os restaurantes à tarde no que parecia ser um feriado em Milwaukee.

O jogo ficou empatado em 77 após três quartos, mas Antetokoumpo fez 13 pontos no último quarto para garantir que Milwaukee não tivesse que voltar para Phoenix para o Jogo 7 na quinta-feira.

Os Suns retornaram aos playoffs pela primeira vez desde 2010, mas permaneceram sem o título e nunca venceram mais de dois jogos em suas três aparições nas finais da NBA.

”Ninguém provavelmente esperava que estivéssemos onde estamos, exceto nós”, disse Paul. ”Mas é o que é. Como eu disse durante toda a temporada com nossa equipe, não há vitórias morais.”

RAPIDINHAS
Suns: Os Suns marcaram seu menor número de pontos em um primeiro quarto neste playoffs, apenas 16. Deandre Ayton, que estava arremessando 67,6% nos playoffs, foi somente 4 de 12 para 12 pontos.

Bucks: Brook Lopez fez 10 pontos e oito rebotes.

+ Veja o calendário de jogos da NBA na TV brasileira.

Imagem: NBA.

Siga as nossas redes sociais: InstagramFacebook e Twitter.

VEJA TAMBÉM
Playoffs NBB Curiosidades fatos
LEIA MAIS

Playoffs NBB 2023-24: Curiosidades e fatos

Playoffs da temporada 2023-24 do NBB começam nesta quinta; a Liga encerra a série de levantamentos de fatos que aconteceram ou foram marcas atingidas nas outras edições