Completamos agora 10 dias desde a abertura da free agency da NBA de 2021, a lista de free agents disponíveis no mercado diminuiu significativamente, assim como o número de vagas nas equipes para a temporada 2021-22 da NBA.
Antes do início da agência livre, listamos os 50 melhores free agents para esta offseason, além de outros 25 que ganharam menção honrosa.
Dos 50 principais free agents, apenas quatro permanecem sem assinar contrato, e três desses quatro são restritos. Dos nossos 25 nomes que receberam menção honrosa, apenas cinco ainda estão disponíveis.
Aqui está o detalhamento de quais desses jogadores que ainda estão disponíveis:
- Lauri Markkanen, Bulls (RFA)
- Josh Hart, Pelicans (RFA)
- Hamidou Diallo, Pistons (RFA)
- Paul Millsap, Nuggets
Menção honrosa:
- Avery Bradley, Rockets
- James Ennis, Magic
- Esviatoslau Mykhailiuk, Thunder
- J.J. Redick, Mavericks
- Jarred Vanderbilt, Timberwolves (RFA)
Os free agents restritos nessas listas são os casos mais interessantes. É esperado que pelo menos dois ou três deles retornem às suas equipes atuais, mas esses impasses podem se arrastar um pouco mais, dada a falta de interesse pelos jogadores.
Markkanen, enquanto isso, disse que quer um “novo começo”, então um acordo de sign-and-trade o enviaria para outra equipe, o que pode ser o melhor para ele e os Bulls. No entanto, resta saber se um sign-and-trade será possível, dados ao alto preço solicitado por Markkanen (em termos de salário) e Bulls (em termos de retorno comercial). É possível que o free agent aceite sua oferta de qualificação de US$9MM.
Quanto aos veteranos desta lista, eles podem não ser jogadores de impacto, mas não devem ter problemas em ganhar papéis de rotação em 2021-22, desde que estejam saudáveis. Millsap, em particular, seria uma adição sólida para qualquer equipe de playoff que procurasse fortalecer sua quadra com um veterano experiente e defensivo.
Equipes que procuram mais ajuda podem dar uma olhada em: Frank Ntilikina, Dennis Smith Jr. e Dante Exum, ou veteranos como Isaiah Thomas (ligado a rumores com o Lakers), Langston Galloway, Jeff Teague, E’Twaun Moore e Tyler Johnson. Jordan McLaughlin também não deve ser negligenciado, embora ele seja um Timberwolves RFA que pode ser difícil de ser trocado sem pagar demais.
Pontuadores como Garrison Mathews, Wesley Matthews e Denzel Valentine ainda estão disponíveis, assim como defensores versáteis como Stanley Johnson, Timothe Luwawu-Cabarrot, Rondae Hollis-Jefferson e Andre Roberson.
Ersan Ilyasova, Patrick Patterson e Mike Scott podem ser jogadores de interesse para equipes que procuram um jogador de quadra capaz de esticar o chão. DeMarcus Cousins, Bismack Biyombo, Ed Davis e Isaiah Hartenstein estão entre os outros bigmen ainda disponíveis.
+ Veja nossa Central de Trocas da NBA 2020-21
Imagem: NBA.