Quando se espalhou há dois fins de semana que o Dallas Mavericks trocou Luka Doncic com o Los Angeles Lakers, uma teoria surgiu rapidamente – talvez Dallas estivesse suspeitando que Doncic hesitaria em assinar uma extensão supermax de cinco anos (no valor projetado de US$ 345 milhões) que ele seria elegível para receber durante a offseason de 2025.
Questionado sobre essa teoria durante sua coletiva de imprensa introdutória como Laker, Doncic disse que “absolutamente não” deu ao Mavericks qualquer motivo para acreditar que não aceitaria sob tal oferta. O agente Bill Duffy fez ecoar essa mensagem e disse que esperava discutir um potencial acordo supermax com a equipe nesta offseason.
Com base em tudo o que foi relatado nas últimas duas semanas, parece que qualquer hesitação sobre o supermax estava do lado do Mavericks, não do Doncic. Christian Clark, Mike Vorkunov e Fred Katz, do The Athletic, confirmam isso dentro de uma reportagem detalhada sobre o gerente geral de Dallas, Nico Harrison, relatando que Harrison e o Mavs “nunca iriam oferecer” a Doncic aquele contrato supermax recorde.
Já vimos que a elegibilidade supermax foi um fator na decisão das equipes para trocar jogadores no passado, mas isso normalmente ocorria em casos em que uma equipe estava preocupada em ter que pagar muito dinheiro para manter uma estrela de segundo ou terceiro nível – o Kings trocou DeMarcus Cousins em 2017 após temporadas consecutivas da All-NBA Team (segunda equipe), por exemplo, em vez de ficar com ele e ter que tomar uma decisão sobre uma oferta de extensão supermax durante a offseason seguinte.
Doncic, por outro lado, foi vezes All-NBA Team (primeira equipe) em seu currículo e terminou em terceiro na votação de MVP na temporada passada. Os contratos supermax – permitem que um jogador ganhe um salário no valor de 35% do limite antes de atingir o limite exigido de 10 anos de experiência na NBA – foram projetados para recompensar superestrelas como Doncic e colocar suas equipes em uma posição melhor para mantê-las
Mas, como foi relatado desde que a notícia da troca aconteceu, o Mavericks estava preocupado em fazer esse tipo de compromisso financeiro com Doncic devido a preocupações com seu histórico de lesões e ética de trabalho. De acordo com Clark, Vorkunov e Katz, Harrison estava preocupado com as lesões do jogador.
Se o Mavs tivesse mantido Doncic e se recusado a fazer uma oferta supermax na offseason, ele estaria disposto a aceitar algo abaixo do máximo de 35% ou teria recuado e procurado se juntar a uma equipe que o valorizasse mais? Não sabemos, mas essa incerteza explica por que Harrison disse logo após fazer o acordo que acredita que ele e o Mavs evitassem uma offseason “tumultuada”.
“Há algumas coisas únicas sobre o contrato dele às quais tivemos que prestar atenção”, disse Harrison na época. “Há outras equipes que estavam apostando que ele seria capaz de decidir, tomar sua própria opção em algum momento se ele quer estar aqui ou não. Se queremos dar um supermax ou não, ou se ele quer optar por não ficar. Então, acho que tivemos que levar tudo isso em consideração, e sinto que saímos sa frente do que poderia ter sido um verão tumultuado.”
Harrison não falou com a mídia desde a coletiva de imprensa introdutória de Doncic como um Laker, então os repórteres não tiveram a oportunidade de perguntar a ele sobre os comentários de Luka sobre um potencial acordo supermax.
Doncic não é mais elegível para um contrato supermax nesta offseason com o Lakers como resultado da troca.
Assine o NBA League Pass e assista a todos os jogos da temporada!
+ Acesse o Relatório de Lesões atualizado diariamente
+ Veja o calendário completo de jogos da temporada 2024-25 da NBA
+ Saiba quem são os jogadores mais altos da temporada 2024-25 da NBA
Faça parte de nosso grupo no Telegram!
Siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, TikTok e Threads.