Talvez mais do que qualquer outro esporte profissional, as rivalidades individuais na NBA parecem ser as mais famosas, muito porque um jogador pode ser decisivo no resultado de uma partida. O individualismo está presente neste jogo.
Por isso, relacionamos as maiores rivalidades individuais de todos os tempos da NBA.
5- LeBron James x Stephen Curry
O playoffs de 2023 pode ter sido última vez que veremos LeBron e Steph se enfrentarem em uma partida decisiva. Embora eles possam não ter tido grande embates individuais ao longo dos anos, a alta competitividade, além do nível de talento de ambos e a tentativa de ser o melhor em quadra, fez uma rivalidade. O final da década de 2010 foi sobre James e Curry quando se tratava de superestrelas competindo por títulos da NBA. O Golden State Warriors de Curry venceu o então Cleveland Cavaliers de James em 2015, 17 e 18. Mas também, LeBron finalmente trouxe a Cleveland seu tão esperado título da NBA, sobre Curry em 2016.
4- Walt Frazier x Jerry West
De 1970 a 73, Frazier do Knicks e o West do Los Angeles Lakers foram as finais da NBA três vezes. New York venceu duas vezes, em 1970 e 1973. E os dois melhores jogadores em quadra, sem dúvidas, foram Frazier e West, um dupla de pontuadores que sabiam como entreter e impressionar a multidão. Durante os 17 jogos das Finais, que as equipes jogaram durante esse período, Frazier teve média de 18,9 pontos, enquanto,West, marcou 25 por partida.
3- Michael Jordan x Isiah Thomas
Thomas era de Chicago, mas Jordan se tornou o jogador mais amado na cidade que ele ajudou a levar a seis títulos da NBA. Thomas e o Detroit Pistons, eliminaram Jordan e o Bulls nos playoffs em 1988, 89 e 90. No entanto, a sensação de que Jordan e o Bulls estavam prestes a assumir comando da NBA parecia iminente, e isso aconteceu quando eles varreram Detroit nas finais da Conferência Leste de 1991.
Thomas desdenhou do triunfo do Bulls, e a partir de então Michael tomou isso como pessoal. Embora Isiah tenha vencido 36 dos 65 jogos disputados entre os dois, a presença e a personalidade de Jordan deixou a estrela do Pistons nas sombras. Basta assistir “The Last Dance”da Netflix para ver quanto poder e atenção Jordan tinha em seu auge, especialmente quando ele supostamente deixou Thomas de fora do “Dream Team”, a equipe olímpica dos Estados Unidos de nos Jogos de Barcelona em 1992.
2- Wilt Chamberlain x Bill Russell
Quando se trata de uma batalha entre bigmen, a mais épica de todas é de Russell contra Wilt. Claro, existem algumas outras rivalidades intrigantes e celebradas entre as melhores estrelas no garrafão, mas essas lendas se enfrentarem 94 vezes durante a temporada regular e outras 49 nos playoffs. Do ponto de vista estatístico, Chamberlain foi o melhor dos dois, com média de quase 30 pontos durante a temporada regular e 25,7 durante os playoffs nesses confrontos em comparação com 14,2 e 14,9 de Russell, respectivamente. Dito isso, incluindo os playoffs, Russell foi 86-57 contra Wilt quando se enfrentaram. Russell, certamente tinha mais talento ao seu redor com o Celtics, até por isso, ele ganhou 11 títulos da NBA e cinco MVPs. Wilt, por outro lado, tem quatro MVPs, mas apenas um título, o de 1972 com o Los Angeles Lakers.
1- Earvin “Magic” Johnson x Larry Bird
Sem menosprezar Bill e Wilt ou Michael e Isiah, mas ao falar de rivalidades que transcendem o esporte, equipes ou indivíduos, Bird x Magic está entre as maiores. Dois ícones, cuja rivalidade na quadra nasceu no jogo do campeonato nacional da NCAA de 1979 e definiu a NBA na década de 1980 — quando Bird e o Celtics e Magic e o Lakers se encontraram para decidir o campeonato da liga três vezes. Há também vários aspectos dessa rivalidade individual para se admirar: o respeito que cada um tinha pelo outro, como eles fizeram o jogo parecer fácil e a atenção que os dois trouxeram para a liga em um momento em que a NBA estava em um momento difícil em termos de público e entretenimento.
Veja todas as movimentações em nossa Central de Trocas da Temporada 2023/24 da NBA!
Faça parte de nosso grupo no Telegram!
Siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, TikTok e Threads.