O MVP do All-Star Game, Damian Lillard, do Milwaukee Bucks, marcou 39 pontos e a Conferência Leste derrotou a Conferência Oeste por 211 a 186 na noite de domingo, com os vencedores marcando o maior número de pontos nos 73 anos de história do jogo. A marca anterior: 196 pelo Oeste em 2016.
“Nós nos divertimos”, disse o capitão do Leste, Giannis Antetokounmpo, do Bucks.
Foi uma enxurrada de recordes: O total de pontos de 397 esmagou o recorde de 374 estabelecido em 2017, enquanto o Leste fez 42 arremessos de 3 pontos para quebrar a marca de 35 estabelecida pela Equipe LeBron em 2019. As equipes combinaram para 193 pontos no primeiro tempo e quebrar o recorde de 191 estabelecido no ano passado, o Leste empatou o recorde ao marcar 104 até o intervalo.
Jaylen Brown, do Boston Celtics, marcou 36 pontos e Tyrese Haliburton, do Indiana Pacers, terminou com 32 pontos para o Leste, enquanto Antetokounmpo teve 23 e Jayson Tatum terminou com 20.
“Poder ter esse tipo de conquista é especial”, disse Lillard.
Talvez não tenha passado despercebido: Karl-Anthony Towns, do Minnesota Timberwolves, marcou 50 pontos para o Oeste em apenas 28 minutos. Shai Gilgeous-Alexander, do Oklahoma City Thunder, marcou 31 pontos.
“O aproveitamento de arremessos do Leste foi incrível”, disse o pivô do Oeste, Kevin Durant. “É difícil jogar na defesa quando alguém está arremessando de muito longe sobre você.”
O Oeste também marcou uma tonelada de pontos: 186, foi o quarto maior número de qualquer equipe na história do All-Star. E, obviamente, o maior número em uma derrota.
Recordes
- O Leste tentou 97 arremessos de 3 pontos; o recorde anterior era de 90 pela Equipe LeBron em 2019.
- As equipes combinaram 66 arremessos de 3 pontos feitos e 168 arremessos de 3 pontos tentados (os recordes anteriores eram 62 e 167 em 2019).
- As equipes combinaram 163 arremessos da quadra feitos e 289 tentados (os recordes anteriores eram 162 em 2017 e 286 em 2016).
“Obviamente, não foi um jogo de alta intensidade”, disse Haliburton.
Damian Lillard
Lillard também fez história. Ele defendeu seu título de arremessador de 3 pontos no sábado à noite – e depois ganhou o prêmio de MVP no domingo à noite. O único outro jogador a ganhar um evento no sábado e o prêmio de MVP do All-Star no mesmo fim de semana foi Michael Jordan em 1988, quando ganhou o concurso de enterradas e o troféu de MVP.
“Dame deu um show”, disse Tatum, “e fiquei feliz por ele”.
Em dado momento o Leste tinha 160 pontos nos três quartos, precisando apenas de mais 37 para estabelecer o recorde do All-Star.
O arremesso de 3 pontos de Brown a 1:54 do fim quebrou a marca, dando ao East 197 pontos. Haliburton fez o arremesso que levou o placar à marca de 200 pontos pela primeira vez em qualquer jogo oficial da NBA, acertando um arremesso de longe a 1:27 do fim.
Lillard disse que o Leste queria o recorde.
“Todos estavam perguntando qual era o recorde”, disse Lillard. “Nós descobrimos e fomos atrás dele.”
E Lillard terminou a partida em grande estilo – um arremesso de muito longe pés para fechar o placar. Ele fez 11 arremessos de 3 pontos na noite.
Durant disse que estava observando Lillard no banco do Oeste enquanto estava sentado com Kawhi Leonard, do Los Angeles Clippers. “Estávamos admirados”, disse Durant.
A defesa era opcional, às vezes acidental. Houve 14 roubos de bola, a maioria dos quais foi resultado de passes errados. E houve até três arremessos bloqueados.
Fora isso, foi um treino de arremessos. E o tom foi definido rapidamente – Haliburton fez cinco arremessos de 3 pontos em um intervalo de apenas 1:32 no primeiro quarto, ajudando o Leste a assumir uma liderança de 53-47 após os 12 minutos iniciais.
O comissário da NBA, Adam Silver, e outros executivos da liga estavam buscando um All-Star Game mais competitivo depois que o jogo da temporada passada, que foi 184-175, foi amplamente criticado – e a audiência da televisão despencou.
Até mesmo Larry Bird, membro do Hall da Fama, homenageado no domingo no NBA Legends Brunch, disse que esperava que a mensagem da liga repercutisse e que os jogadores levassem o All-Star Game um pouco mais a sério.
“Sei do que se trata esta liga e tenho muito orgulho dela”, disse Bird. “Estou orgulhoso dos jogadores de hoje. Gosto do jogo que eles jogam. … Acho que é muito importante quando você tem os melhores jogadores do mundo juntos, você tem que competir, jogar duro e mostrar aos torcedores como eles realmente são bons.”
Eles podem não ter competido da maneira que Bird queria, mas mostraram aos torcedores o quanto são bons.
Houve diversão, e LeBron James – em seu 20º All-Star Game, ampliando seu recorde – disse que houve uma grande lição.
“O bom desta noite é que nenhum dos jogadores se machucou”, disse James. “Todos saíram ilesos”.
+ Saiba tudo sobre os jogos de hoje da NBA
+ Acesse o Relatório de Lesões atualizado diariamente
+ Saiba quem são os jogadores mais altos da temporada 2023/24 da NBA
Assine o NBA League Pass com 7 dias grátis e tenha acesso a todos os jogos da NBA!
Veja o Calendário completo das transmissões dos jogos da NBA!
Faça parte de nosso grupo no Telegram!
Siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, TikTok e Threads.