fbpx

LDB 2021 começa hoje

Com transmissões ao vivo, maior competição de base do país, realizada com apoio do CBC, contará com 22 equipes de 8 territórios nacionais
LDB 2021

LDB 2021 (Liga de Desenvolvimento de Basquete), realizada com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), começa nesta quinta-feira (22/07), em São Paulo (SP). A bola sobe para o primeiro jogo dessa temporada da competição às 09 horas, no duelo entre Sesi Franca e União Corinthians, ao vivo na Twitch do Café Belgrado.

Nessa temporada, o maior campeonato de base do país, realizado com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), irá para sua 10ª edição na história. Em 2021, em seu retorno após dois anos, a competição terá o limite de idade Sub-22, ou seja, contará com nascidos a partir de 1999.

Além disso, teremos 22 equipes participantes no total, nove a mais em comparação com a última edição em 2019, representando sete estados brasileiros mais o Distrito Federal, sendo eles São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Ceará e Paraíba.

Os clubes participantes serão os 16 que fizeram parte da última temporada do NBB, além de São José Basketball (SP), Coritiba Monster/Sociedade Thalia (PR), Maringá (PR), Rio Claro Basquete (SP), União Corinthians (RS) e Praia Clube (MG) fechando a lista.

Transmissões
Teremos transmissões na LDB 2021! Na primeira etapa, realizada na cidade de São Paulo e com sedes no Paulistano e Pinheiros, serão transmitidas, até o momento, 26 jogos ao vivo dos 60 no total que acontecerão entre os dias 22 e 31 de julho.

As partidas serão transmitidas no canal oficial do NBB no Youtube e também no canal do Café Belgrado na Twitch. Os jogos restantes, sem exibição ao vivo, serão disponibilizados na íntegra no canal do Youtube do NBB após o final de cada rodada. Essa lista pode ser atualizada com mais transmissões em outros canais.

Sistema de Disputa
Com nove time a mais que na última temporada da competição, a fase de classificação da LDB 2021 acontecerá da seguinte forma: teremos os 22 times divididos em dois grupos (A e B), onde se enfrentarão dentro deles no sistema de disputa todos contra todos.

Os confrontos, por sua vez, serão separados em duas etapas. A primeira acontecerá na cidade de São Paulo, entre os dias 22 e 31 de julho, com jogos dos dois grupos divididos em sedes distintas: uma no Paulistano (Grupo A) e outra no Pinheiros (Grupo B). O Grupo A jogará entre os dias 22 e 28 de julho, enquanto os membros do Grupo B estarão em quadra entre os dias 25 e 31 de julho.

Na sequência, a segunda etapa da fase classificatória se desenrolará entre os dias 23 de agosto e 04 de setembro. Ao contrário da primeira etapa, separada em duas sedes, nesta teremos quatro. São elas: Clube Duque de Caxias (Curitiba-PR), São Paulo F. C (São Paulo), Pinheiros (São Paulo) e Flamengo (Rio de Janeiro).

Chegando ao final da fase de classificação, os quatro melhores de cada grupo avançam para a fase final. Esta, por sua vez, será disputada em sede única no Ginásio Antônio Prado Jr., do Paulistano. Nesta etapa, os oito times que avançaram serão divididos em dois novos grupos (C e D), onde todos se enfrentarão uma vez dentro de seus grupos.

Após isso, os seguintes confrontos serão formados: 3º C x 4º D / 3º D x 4º C / 1º C x 2º D / 1º D x 2º C. Enquanto que no último dia serão realizadas as disputas de: 7º x 8º, 5º x 6º, 3º x 4º e 1º x 2º (final).

Clubes participantes
Grupo A:
Paulistano (SP)
São Paulo Futebol Clube (SP)
Sesi/Franca (SP)
São José Basketball/Atleta Cidadão (SP)
Corinthians (SP)
Pato Basquete (PR)
Coritiba Monsters/ Sociedade Thalia (PR)
ADRM/Maringá (PR)
VipTech/Campo Mourão (PR)
KTO/Caxias do Sul (RS)
Stock Med/União Corinthians (RS)

Grupo B:
Pinheiros (SP)
Mogi das Cruzes (SP)
Zopone/Bauru (SP)
Rio Claro/ABCD Bandeirantes (SP)
Cerrado (DF)
Flamengo (RJ)
Unifacisa (PB)
Minas Tênis Clube (MG)
Basquete Cearense (CE)
BRB/Brasília (DF)
Praia Clube/Gabarito/Unimed (MG)

Os campeões e MVP’s
2011 – Flamengo
MVP – Fred Varejinho (Flamengo)

2012 – Bauru
MVP – Andrezão (Bauru)

2013 – Flamengo
MVP – Ronald (Brasília)

2014 – Basquete Cearense
MVP – Cristiano Felício (Flamengo)

2015 – Pinheiros
MVP – Lucas Dias (Pinheiros)

2016 – Sesi Franca
MVP – João Pedro (Franca)

2017 – Paulistano
MVP – Dikembe (Paulistano)

2018 – Pinheiros
MVP – Mãozinha (Maringá)

2019 – Pinheiros
MVP – Dikembe (Paulistano)

Veja o calendário de jogos da LDB

Imagem: LDB.

Siga as nossas redes sociais: InstagramFacebook e Twitter.

VEJA TAMBÉM
Playoffs NBB Curiosidades fatos
LEIA MAIS

Playoffs NBB 2023-24: Curiosidades e fatos

Playoffs da temporada 2023-24 do NBB começam nesta quinta; a Liga encerra a série de levantamentos de fatos que aconteceram ou foram marcas atingidas nas outras edições