Larry Bird foi uma das maiores estrelas da NBA nos anos 1980, mas sua carreira foi encurtada por problemas físicos, a lenda do Boston Celtics revelou o motivo por trás de sua aposentadoria abrupta.
Magic Johnson e Larry Bird são frequentemente creditados como as figuras fundamentais que ajudaram a NBA a recuperar sua popularidade nos anos 1980, um legado que foi solidificado por Michael Jordan nos anos seguintes. O ala do Boston Celtics, que foi um dos maiores nomes da liga por anos, viu sua carreira terminar prematuramente devido a desafios físicos, algo sobre o qual ele refletiu anos depois.
“Sempre senti que precisava fazer mais, mais e mais. Foi por isso que meu corpo não aguentou”, afirmou Bird em entrevista ao True Hoop da ESPN em 2016. “Eu precisava correr 4,8 km para aquecer. Precisava pedalar 20 km. Precisava fazer sprints”, explicou. “A única coisa que eu gostaria de ter trabalhado mais era a força do core… Acredito que isso teria resolvido a maioria dos problemas, além do condicionamento físico.”
Desde sua estreia na NBA em 1979, Larry Bird teve um impacto imediato no Boston Celtics, e no ano seguinte já havia sido eleito para o All-Star Game e para o All-NBA First Team. Ele conquistou seu primeiro título da NBA em 1981.
Para alcançar esse nível de elite, o ala nascido em Indiana submeteu seu corpo a exigências físicas intensas, que, no fim, se tornaram insustentáveis. “Eu tinha algo dentro de mim que me dizia para levantar e ir, um relógio interno. Quando era hora de correr, eu corria. Sempre fui assim”, disse. “Sabia que minha carreira não duraria muito. Sabia que meu corpo estava se desgastando. Era assim que as coisas eram. Eu tinha o desejo de vencer todos os jogos e, na minha cabeça, a única maneira de conseguir isso era estar na melhor condição física possível.”
A mentalidade vencedora de Larry Bird
Bird foi tricampeão da NBA em 1981, 1984 e 1986, além de ter sido MVP da liga por três anos consecutivos. Esse legado foi construído não apenas com base em seu imenso talento, mas também em sua mentalidade competitiva implacável. “Para mim, cada jogo era o mais importante do mundo naquela noite. Eu sentia que todos no mundo estavam assistindo àquele jogo. E eu precisava ser o melhor jogador em quadra e vencer aquela partida”, disse.
“Essa sempre foi minha mentalidade, e ela me acompanhou por toda a carreira”, acrescentou Larry. “Mas, ao mesmo tempo, eu sabia que pagaria um preço alto por isso. Talvez por isso, quando me aposentei e fiz a coletiva de imprensa, senti um certo alívio.”
O fim da carreira de Bird
Após quase uma década dominando a NBA, os problemas físicos de Larry Bird começaram a pesar em 1988. Ele perdeu quase toda a temporada 1988-89 após passar por uma cirurgia para remover esporões ósseos de ambos os calcanhares.
Quando voltou na temporada seguinte, Bird já não demonstrava o mesmo desempenho de antes da cirurgia, pois problemas nas costas começaram a prejudicar sua performance. No fim, essas lesões levaram ao encerramento de sua carreira. Larry Bird anunciou sua aposentadoria em agosto de 1992, poucas semanas após conquistar a medalha de ouro nas Olimpíadas de Barcelona como parte do Dream Team.
“É engraçado. Quando me aposentei, achei que sentiria muita falta do basquete. Mas, na verdade, senti como se um peso tivesse sido tirado dos meus ombros”, relembrou Bird. “Eu não podia acreditar. Quando terminei aquela coletiva de imprensa, saí dali pensando: ‘Bem, agora sou apenas um cidadão comum. Minha carreira acabou, e isso me pareceu bom.’”
Assine o NBA League Pass e assista a todos os jogos da temporada!
Compre produtos da NBA
+ Acesse o Relatório de Lesões atualizado diariamente
+ Veja o calendário completo de jogos da temporada 2024-25 da NBA
+ Saiba quem são os jogadores mais altos da temporada 2024-25 da NBA
Faça parte de nosso grupo no Telegram!
Siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, TikTok e Threads.