Kyrie Irving fez 39 pontos e 11 rebotes para silenciar um TD Garden lotado, e Kevin Durant marcou 42 pontos para dar ao Brooklyn Nets uma vitória de 141-126 sobre o Boston na noite de domingo e abrir uma vantagem de 3-1 na série de playoffs de primeira rodada.
O Boston Celtics abriu sua capacidade total e a torcida local zombou e xingou – Kyrie Irving cada vez que ele tocou na bola.
Depois, quando Irving saiu da quadra, quase foi atingido por uma garrafa jogada das arquibancadas. Tyler Johnson, virou-se para as arquibancadas e apontou; a polícia cercou um homem com uma camisa de Kevin Garnett antes de conduzi-lo algemado.
“Os fãs precisam crescer em algum momento”, disse Durant. ”Eu sei que ficar na casa por um ano e meio com a pandemia deixou muitas pessoas nervosas, estressadas. Mas quando você chega a esses jogos, precisa perceber: esses homens são humanos. Não somos animais. Não estamos no circo.
Você vir para o jogo não é apenas sobre você como um fã. Portanto, tenha algum respeito pelo jogo. Tenha algum respeito pelos seres humanos. E tenha um pouco de respeito por si mesmo. Sua mãe não ficaria orgulhosa de você jogar garrafas de água em jogadores de basquete, ou cuspir em jogadores ou pipoca. Portanto, aumente o (palavrão) e aproveite o jogo”, disse ele. ”É maior do que você.”
O incidente espelhou outros em que um fã do Philadelphia jogou pipoca no astro do Wizards, Russel Westbrook, e um de New York cuspiu em Trae Young de Atlanta. Ambos foram banidos de suas respectivas arenas.
Uma porta-voz do TD Garden disse que a polícia de Boston prendeu uma pessoa no domingo à noite “por atirar um objeto”.
“Temos tolerância zero para violações de nosso código de conduta”, disse a porta-voz Tricia McCorkle. ”E o convidado está sujeito à proibição vitalícia do TD Garden.”
Mas Irving disse que não acha que banir ou mesmo prender fãs indisciplinados seria o suficiente para resolver o problema, atribuindo-o ao “racismo subjacente e tratando as pessoas como se estivessem em um zoológico humano”.
”As pessoas se sentem com muito direito aqui”, disse Irving, que jogou pelo Celtics de 2017-19 e disse na semana passada que experimentou racismo durante seu tempo na cidade.
”Como um homem negro jogando na NBA, lidar com muitas dessas coisas, é bastante difícil. Você nunca sabe o que vai acontecer”, disse ele. “É simplesmente inaceitável que essas coisas estejam acontecendo. Mas seguimos em frente.”
“Uma semente ruim não significa que toda a fruta está envenenada”, disse o armador do Celtics, Marcus Smart.
James Harden somou 23 pontos e 18 assistências para o Brooklyn. O jogo 5 será em New York na noite de terça-feira, quando o Nets tentará avançar para as semifinais da Conferência Leste pela primeira vez desde 2014.
Os 104 pontos marcados por Durant, Irving e Harden empataram um recorde de playoffs da NBA para três companheiros de equipe estabelecido por John Havlicek, Jo Jo White e Dave Cowens de Boston em 1973 e igualado em 1986 por Dominique Wilkins, Randy Whitman e Spud Webb.
O técnico do Brooklyn, Steve Nash, disse que não ficou surpreso que Irving se recuperou depois de marcar 16 pontos em 6 de 17 arremessos na derrota no jogo 3 na sexta-feira.
“É Kyrie Irving. Ele não fez um grande jogo da última vez. Meu dinheiro está com ele a qualquer momento depois de uma apresentação que ele teve”, disse Nash. ”Eu amei a vontade dele, de aguentar um pouco dessa adversidade e ter um grande jogo.”
Jayson Tatum marcou 40 pontos para o Celtics, após seu esforço de 50 pontos na vitória do terceiro jogo. Mas com Jaylen Brown e Kemba Walker lesionados, Tatum não conseguiu salvar a partida sozinho.
Smart fez 16 pontos e nove assistências para o Celtics, que chegou à final da Conferência Leste em três das quatro temporadas anteriores.
Depois de perder os dois primeiros jogos em Brooklyn, o Celtics esperava que sua torcida os ajudasse na série. Tatum conquistou uma vitória diante de uma multidão de um quarto da capacidade na sexta-feira, antes das restrições do COVID-19 serem suspensas no sábado.
RAPIDINHAS
Nets: Os 17 pontos de Durant foram o máximo no primeiro quarto para um Net desde os 17 de Kenyon Martin no jogo 4 das finais da NBA de 2002 contra o Lakers.
Celtics: Walker (joelho) e Robert Williams III (tornozelo) ficaram de fora depois de jogar os três primeiros jogos da série, juntando-se a Brown (cirurgia de pulso no final da temporada) na lista dos lesionados.
+ Veja o calendário de jogos da NBA na TV brasileira.
Imagem: NBA.
Siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter.