Kristaps Porzingis, que foi negociado nesta offseason do Washington Wizards para o Boston Celtics, não jogará pela Letônia na Copa do Mundo de Basquete de 2023. E o armador campeão pelo Denver Nuggets, Jamal Murray, também não representará o Canadá na competição.
Kristaps Porzingis fora da Copa do Mundo 2023
O jogador do Boston Celtics publicou uma mensagem em seu Twitter falando sobre a lesão:
“É difícil, me sinto muito responsável por mim e pelos torcedores da seleção da Letônia, mas foi tomada a decisão de que não jogarei na Copa do Mundo”, escreveu Porzingis em letão. “Depois de várias semanas de recuperação e um exame de ressonância magnética repetido, a fascite plantar do meu pé ainda me impede de estar em quadra.
“Esta decisão conjunta foi tomada tanto pela equipe médica quanto pela equipe técnica, bem como pela equipe do Celtics – com o conselho e a opinião de que agora é necessário continuar o processo de recuperação. Tal decisão não é fácil de tomar, mas prometo que estarei lá e apoiarei a equipe o máximo que puder.”
Uma reportagem da semana passada de Rupert Fabig, da BIG Deutschland, indicou que Porzingis estava lidando com um problema nos pés e que havia preocupações sobre a sua disponibilidade para a Copa do Mundo. A equipe nacional da Letônia contestou essa matéria na época, mas parece que as informações de Fabig eram precisas.
Embora seja uma boa notícia que Porzingis não esteja lidando com uma ruptura significativa no pé, a fascite plantar ainda é dolorosa e pode durar por algum tempo. Ainda não há indicação de que a disponibilidade do bigman para o início do training camping ou para a temporada regular da NBA esteja em rico, mas vale a pena monitorar a situação.
O Celtics adquiriu Porzingis em uma troca envolvendo três equipes que enviou Marcus Smart para Memphis depois que o veterano pegou sua option player de US$ 36 milhões para a temporada 2023/24. Boston posteriormente assinou com Porzingis uma extensão de dois anos que o manterá sob contrato até 2025/26.
Jamal Murray fora da Copa do Mundo de 2023
Murray se juntou a equipe nacional canadense no training camping, mas seu status para a Copa do Mundo da FIBA 2023 sempre foi considerado incerto devido à seu longo playoffs com o Denver. Ele foi descartado para os primeiros jogos amistosos do Canadá na Alemanha e agora não fará parte da equipe que viaja para a Indonésia.
“Quando entrei no training camping, queria ver como meu corpo responderia após uma longa e exigente temporada e se eu seria fisicamente capaz de competir no mais alto nível necessário na Copa do Mundo”, disse Murray em um comunicado. “Em consulta com a equipe médica e a equipe, é claro que uma recuperação adicional é necessária, e eu tomei a difícil decisão de não participar do torneio.
“Ainda é um sonho meu representar o Canadá nas Olimpíadas, e apoiarei a equipe a cada passo do caminho enquanto eles perseguem esse objetivo.”
Na qualificatória para as Olimpíadas de 2024 em Paris, o Canadá com Murray seria uma das duas melhores equipes das Américas na Copa do Mundo. Obviamente, o USA Team será a principal, mas várias outras como: República Dominicana, Porto Rico, México, Venezuela e Brasil – estarão disputando um desses dois primeiros lugares.
Embora a equipe canadense – liderada por jogadores da NBA como Shai Gilgeous-Alexander, RJ Barrett, Dillon Brooks e Luguentz Dort – seja talentosa, o grupo não tem muita experiência jogando juntos em competições internacionais, então conquistar uma vaga olímpica está longe de ser fácil.
Você é THE FAN da maior liga de basquete do mundo? Então não perca a chance ter os melhores produtos produtos oficiais da NBA!
Veja todas as movimentações em nossa Central de Trocas da Temporada 2023/24 da NBA!
Faça parte de nosso grupo no Telegram!
Siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, TikTok e Threads.