O New York Knicks e Kemba Walker entraram em acordo sobre um afastamento do armador veterano pelo restante da temporada 2021/22, disseram fontes a Adrian Wojnarowski, da ESPN.
De acordo com Wojnarowski, o plano é que Walker se prepare para 2022/23. Ele está em um contrato de US$ 9,2 milhões expirando na offseason, dando ao Knicks e ao agente Jeff Schwartz um caminho para uma negociação naquele momento, acrescenta Woj.
O Knicks emitiu um comunicado que confirma que Walker não jogará pelo resto da temporada e indica que o plano foi sugerido pelo armador.
“Apoiamos totalmente a decisão de Kemba de se afastar pelo restante da temporada e usar esse tempo para se preparar para a próxima temporada”, disse o presidente da equipe Leon Rose no comunicado. “Seu sucesso a longo prazo na quadra continua sendo nossa prioridade.”
É a segunda vez nesta temporada que o Knicks afastam Walker. A equipe o tirou de sua rotação no final de novembro por 10 jogos antes de reinseri-lo em uma formação que havia sido duramente atingida por lesões e COVID-19. Desde então, o jogador de 31 anos foi afetado por dores no joelho, jogando de vez em quando.
Embora Walker tenha tido boas apresentações em dezembro, chegando a ganhar honras de “Jogador da Semana”, seus problemas de saúde e deficiências defensivas limitaram a sua capacidade de colaborar de forma confiável nesta temporada.
O quatro vezes All-Star está com médias de 11,6 PPG e 3,5 APG em 37 aparições (25,6 MPG). O Knicks tem sofrido com a defensa levando 114,5 por partida e -9,1 com Walker na quadra, em comparação com +1,9 classificação quando ele não está jogando.
Tem sido um retorno decepcionante para Walker, que assinou um contrato de dois anos e US$ 17,9 milhões com o Knicks depois de receber m buyout do Thunder durante a offseason de 2021. O nativo de New York esperava ajudar a levar a equipe a uma segunda aparição consecutiva nos playoffs, mas o Knicks deu um passo atrás em 2021/22 e atualmente ocupa apenas o 12o lugar no Leste com uma campanha de 25-34.
Alec Burks, Miles McBride e/ou Immanuel Quickley são candidatos a assumir responsabilidades adicionais na ausência de Walker, embora muitos dos minutos de Kemba provavelmente sejam de Derrick Rose, que está se aproximando de um retorno de uma lesão no tornozelo que o afastou desde dezembro.
+ Assista todos os jogos da temporada 2020-21 da NBA
Imagem: NBA.