O Cleveland Cavaliers contratará o assistente do Golden State Warriors, Kenny Atkinson, como seu próximo treinador principal, dizem fontes a Adrian Wojnarowski da ESPN. Os dois lados estão trabalhando em um contrato e um acordo é esperado em breve, acrescenta Wojnarowski.
Atkinson e o treinador associado do Pelicans, James Borrego, foram o finalistas para a posição, de acordo com Wojnarowski, que ouviu que Cleveland priorizou Atkinson por causa da influência que seu programa de desenvolvimento de jogadores poderia ter em Evan Mobley. Atkinson também tem um relacionamento anterior com Jarrett Allen e Caris LeVert depois de treiná-los no Brooklyn.
A única experiência anterior de treinador principal de Atkinson veio com o Nets, onde ele teve um recorde de 118-190 enquanto comandava um projeto em reconstrução. Ele renunciou após a temporada 2019-20, depois passou um ano com o Clippers antes de se tornar o melhor assistente de Steve Kerr com o Golden State em 2021. Wojnarowski observa que Atkinson aceitou brevemente um emprego de treinador principal com o Hornets há dois anos antes de mudar de ideia e ficar no Warriors.
O Cavaliers realizou uma extensa busca depois de demitir J.B. Bickerstaff no mês passado. O assistente do Nuggets, David Adelman, o assistente do Knicks, Johnnie Bryant, o assistente do Timberwolves, Micah Nori, e o assistente do Heat, Chris Quinn, todos supostamente entrevistados para o trabalho, enquanto o assistente do Mavericks, Alex Jensen, o assistente do Bucks, Dave Joerger, e o ex-treinador do Trail Blazers, Terry Stotts, também estavam no radar.
Atkinson assumirá a equipe do Cavs que melhorou significativamente nas últimas duas temporadas, mas não conseguiu o suficiente nos playoffs para salvar o emprego de Bickerstaff. Entre as questões que Atkinson terá que abordar está como tirar o máximo proveito de jogadores semelhantes como Mobley e Allen na quadra da frente e Donovan Mitchell e Darius Garland na quadra de trás, assumindo que Cleveland mantenha o núcleo de seu elenco intacto.
Negociar uma extensão de longo prazo com Mitchell será a próxima prioridade da equipe, acrescenta Wojnarowski. A armador All-Star tem uma option player em seu contrato de US$ 37 milhões para 2025-26.
Borrego continua sendo um candidato ao Pistons, que agora tem o único emprego de treinador principal aberto na liga, informa Wojnarowski. Depois de se juntar à equipe em New Orleans na offseason passada, Borrego trabalhou em estreita colaboração com Trajan Langdon, que recentemente assumiu o chefe de operações de basquete em Detroit.
A partida de Atkinson é uma perda significativa para o Warriors, observa Anthony Slater, do Athletic, que ouve que a equipe considerará adicionar dois novos assistentes nesta para a próxima temporada.
+ Saiba tudo sobre os jogos de hoje da NBA
+ Acesse o Relatório de Lesões atualizado diariamente
+ Saiba quem são os jogadores mais altos da temporada 2023/24 da NBA
Veja os principais Rumores da NBA!
Faça parte de nosso grupo no Telegram!
Siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, TikTok e Threads.