Acredite se quiser, mas o designer de videogames que trabalhava para a Midway Games, com sede em Chicago, na década de 1990, ajustou o jogo “NBA Jam” para o Chicago Bulls perder para o seu rival mais odiado, o Detroit Pistons.
O jogo de 1993 enfrentava jogadores da NBA em confrontos dois a dois. O ex-designer do Midway e FAN do Pistons, Mark Turmell, disse à Ars Technica que, se uma partida entre Bulls e Pistons chegasse perto de um buzzer-beater, ou seja, um último arremesso, ele programou que os jogadores do Bulls, Scottie Pippen ou Horace Grant, para perder o arremesso contra a dupla do Pistons de Isiah Thomas e Bill Laimbeer.
“Fazendo este jogo em Chicago durante o auge da era Michael Jordan, houve uma grande rivalidade entre o Pistons e o Bulls, mas a única maneira de eu me vingar do Bulls foi afetar suas habilidades contra os Pistons no ‘NBA Jam'”, disse Turmell. “E então eu coloquei um código especial de que, se o Bulls estivesse fazendo arremessos no último segundo contra o Pistons, eles perderiam esses arremessos.
“E então, se você estiver jogando o jogo, certifique-se de escolher o Pistons em vez do Bulls.”
Imagine um torcedor do Pistons que viu o Bulls parar a dinastia dos “Bad Boys” de Detroit com uma varredura nas finais da Conferência Leste de 1991.
Frank Cifaldi, fundador e codiretor da Video Game History Foundation, lembra-se de ter jogador “NBA Jam” pela primeira vez quando tinha cerca de 11 ou 12 anos.
“Eu era FAN do Bulls na época em que o jogo saiu, então o Bulls era meu time”, disse Cifaldi, acrescentando que parentes de Chicago por parte de sua mãe ajudaram a direcioná-lo para o Bulls. “Eu certamente estava ciente da rivalidade do Pistons.”
Mas por mais que ele jogasse NBA Jam, ele nunca notou nada de errado.
“É apenas um ajuste muito sutil que ele colocou lá apenas como um dedo do meio (para THE FANS do Bulls), eu acho.”
Cifaldi disse que não está surpreso com a confissão de Turmell a Ars Technica. Turmell admitiu isso durante uma Conferência de Desenvolvedores de Jogos em 2018, em que Cifaldi participou.
Existem várias peculiaridades relacionadas ao Bulls ou Michael Jordan no mundo dos jogos. Por exemplo, os desenvolvedores da Midway fizeram versões de “NBA Jam” que incluíam Jordan e Gary Payton e as enviaram para as lendas da NBA, bem como para seu amigo Ken Griffey Jr. A versão comercial do jogo não tinha permissão para usar Jordan porque ele optou por não participar do contrato de licenciamento da Associação de Jogadores da NBA na época.
“NBA Live 96” também não deveria incluir Jordan, mas isso não impediu os desenvolvedores da EA Sports de criar um personagem do Jordan.
Não havia oficialmente um jogador chamado Michael Jordan, mas havia um número 23 no Chicago Bulls com o cabelo raspado.
Assine o NBA League Pass e assista a todos os jogos da temporada!
+ Acesse o Relatório de Lesões atualizado diariamente
+ Veja o calendário completo de jogos da temporada 2024-25 da NBA
+ Saiba quem são os jogadores mais altos da temporada 2024-25 da NBA
Faça parte de nosso grupo no Telegram!
Siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, TikTok e Threads.