Kobe Bean Bryant, também conhecido como The Black Mamba, estaria comemorado seu aniversário de 43 anos hoje. Bryant morreu em um acidente de helicóptero que também matou outras oito pessoas, incluindo sua filha Gianna Bryant, em 26 de janeiro de 2020. Bryant, que foi postumamente introduzido no Hall of Fame do Basquete Memorial Naismith em 2021, tinha apenas 41 anos no momento de sua morte.
Como jogador da NBA, Kobe Bryant passou 20 anos com o Los Angeles Lakers. Ele entrou na liga precocemente aos 18 anos, como parte da invejável Draft Class de 1996, que também incluiu Allen Iverson, Ray Allen e Steve Nash. Embora tenha sido a seleção número 13 do Charlotte Hornets, Bryant logo foi negociado com os Lakers, onde teria uma das carreiras mais memoráveis da NBA de todos os tempos.
Kobe Bryant: Legado e lenda
Mas mesmo além das estatísticas e prêmios, Bryant permaneceu uma figura inspiradora para seus colegas e aqueles que se seguiram. Sua tenacidade e capacidade de entregar em situações difíceis lhe rendeu THE FANS em todo o mundo.
Jogadores atuais da NBA, como DeMar DeRozan, Devin Booker e Giannis Antetokounmpo, admitiram ser influenciados por Bryant. Antetokounmpo, que ganhou o MVP das finais depois que o Milwaukee Bucks venceu o Phoenix Suns por 4 a 2 nas finais da NBA de 2021, confessou como Bryant o desafiava a se tornar MVP da liga e depois ganhar um campeonato.
Falando a repórteres após a vitória dos Bucks nas finais, Antetokounmpo disse:
“Kobe Bryant acha que posso fazer isso, posso jogar em um nível mais alto e liderar minha equipe e ganhar um MVP. Eu tive que fazer isso. Eu tive que trabalhar duro…”
É por isso que a história de Kobe Bryant perdura. Ele deixou sua marca dentro e fora das quadras. Mesmo que a próxima geração de estrelas da NBA persiga o estrelato pessoal, Bryant continua sendo uma influência avassaladora sobre elas. Bryant foi cedo demais, mas sua lenda e legado nunca desaparecerão.
+ Veja nossa Central de Trocas da NBA 2020-21
Imagem: NBA.