O Memphis Grizzlies e o Boston Celtics concordaram com uma troca que enviará Juan Hernangomez para Boston, relata Adrian Wojnarowski, da ESPN. Fontes dizem a Wojnarowski que o acordo enviará Kris Dunn, Carsen Edwards e uma pick de segunda rodada de 2026 para Memphis.
A negociação não pode ser concluída até 15 de setembro, por quanto da restrição Dunn, de acordo com Wojnarowski. Dunn foi negociado de Atlanta para Boston em 7 de agosto.
Ao trocar dois jogadores por um, os Celtics limparão o elenco. A equipe estava com 16 jogadores, incluindo 15 em acordos totalmente garantidos. Este movimento dará à equipe a flexibilidade de manter Jabari Parker em sua lista da temporada regular ou deixar seu 15o lugar aberto para começar a temporada. Dunn, adquirido no mês passado, não estava nos planos da equipe, e Edwards não evoluiu para um jogador de rotação confiável desde que foi selecionado em 33o lugar no draft de 2019.
Hernangomez, enquanto isso, dará a Boston outra opção de quadra. Em um período de quatro, o jogador de 25 anos teve um ano mediano em 2020-21, com médias de 7,2 PPG e 3,9 RPG 52 jogos (17,3 MPG). No entanto, ele mostrou algum potencial no passado, fazendo 35,9% dos arremessos de três pontos antes da temporada passada.
Quanto aos Grizzlies, eles pareciam estar se aproximando de definir o elenco da temporada regular na semana passada, quando deram o buyout em Rajon Rondo, mas esse acordo os faz ir em outra direção mais uma vez. Memphis tem uma lista completa de 20 jogadores, com 18 jogadores em contratos padrão totalmente garantidos.
Embora seja possível que Dunn ou Edwards estejam nos planos dos Grizzlies para 2021-22, isso provavelmente não é uma suposição segura, dada a maneira como Memphis tem se afastado dos jogadores recém-adquiridos nas últimas semanas (Hernangomez, Rondo e Patrick Beverley). Como John Hollinger, do The Athletic, afirma, essa troca economiza um pouco de dinheiro para Memphis e ganha para a equipe uma pick de escolha na segunda rodada de 2026 — esses pequenos ganhos podem ter sido toda a motivação necessária para os Grizzlies puxar o gatilho.
Os Grizzlies trocaram sua própria pick de segunda rodada de 2026, mas controlam os direitos da escolha de Indiana ou Miami (o que for mais favorável). A troca com Boston provavelmente permitirá que eles troquem essa pick pela segunda rodada do Celtics em 2026, se assim o desejarem.
Hernangomez, Dunn e Edwards estão essencialmente em contratos expirando. Hernangomez tem um salário não garantido para 2022-23, Edwards tem uma option team e Dunn será um free agent.
Nenhuma equipe completou mais negociações nesta offseason do que os Grizzlies — este será seu sexto contrato desde que a temporada regular terminou. Será a quinta troca na offseason dos Celtics.
+ Veja nossa Central de Trocas da NBA 2020-21
Imagem: NBA.