O grupo liderado por William Chisholm já tem o dinheiro suficiente para comprar o Boston Celtics, e a venda deve ser finalizada na próxima semana ou perto disso, disseram fontes a Ben Horney, da Front Office Sports.
Duas fontes descrevem o status do grupo como “superassinado”, de acordo com Horney, com capital mais do que suficiente para concluir o acordo. Horney afirma que os compradores adquirirão um pouco mais de 51% da franquia na primeira parte da transação, mas a participação exata da Chisholm não foi esclarecida.
A Front Office Sports informou na semana passada que Chisholm ainda estava procurando investidores, então o progresso aparentemente foi feito nos últimos dias.
Horney observa que o grupo de Chisholm também resolveu um problema envolvendo a Sixth Street Partners, uma empresa de private equity. Relatórios surgiram depois que a venda foi anunciada em março de que a Sixth Street Partners estava contribuindo com mais dinheiro para a venda do que Chisholm, o que não é permitido. O regulamento da NBA afirma que as empresas de private equity não podem ser a maior parte interessada em uma equipe e que pelo menos 15% do preço de compra deve vir do proprietário controlador.
Essa questão foi levantada pelo atual proprietário minoritário Steve Pagliuca, que também procurou comprar a equipe. Horney afirma que Pagliuca escreveu uma carta pública aos fãs do Celtics no mês passado, prometendo que sua proposta era “totalmente garantida e financiada” e não continha “nenhuma dívida ou dinheiro de private equity que potencialmente prejudicaria nossa capacidade de competir no futuro”.
Pagliuca acrescentou que ele e seus parceiros estavam “prontos para entrar novamente no jogo” se o grupo de Chisholm não pudesse cumprir os estatutos da NBA.
De acordo com Horney, um plano permanece em vigor para que o atual proprietário Wyc Grousbeck continue como CEO e governador durante a temporada de 2027-28. Uma fonte diz a Horney que haverá duas partes na venda, e os atuais proprietários minoritários também podem manter suas posições na organização até 2028.
Os proprietários minoritários podem vender suas participações por até 20% do preço original do acordo, acrescenta Horney, sob uma fórmula baseada em receita estabelecida pela liga. Ele estima que isso trará o valor real do acordo para quase US$ 7,3 bilhões.
Vários novos proprietários minoritários serão identificados nas próximas semanas, e eles podem incluir alguns nomes familiares para THE FANS dos esportes de Boston, de acordo com Adam Himmelsbach, do The Boston Globe. Uma fonte diz a Himmelsbach que Chisholm estabeleceu laços com a comunidade empresarial local.
Himmelsbach também aponta que não importa quando a venda seja finalizada, ela não se tornará oficial até que seja aprovada pelo Conselho de Governadores da NBA, provavelmente em junho ou julho.
Assine o NBA League Pass e assista a todos os jogos da temporada!
+ Acesse o Relatório de Lesões atualizado diariamente
+ Veja o calendário completo de jogos da temporada 2024-25 da NBA
+ Saiba quem são os jogadores mais altos da temporada 2024-25 da NBA
Faça parte de nosso grupo no Telegram!
Siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, TikTok e Threads.