A estrela do Trail Blazers, Damian Lillard, solicita uma troca de Portland, disseram fontes a Chris Haynes da TNT e Bleacher Report. Espera-se que a equipe trabalhe na solicitação, de acordo com Adrian Wojnarowski e Ramona Shelburne da ESPN.
Espera-se que o Miami Heat e o Brooklyn Nets estejam entre os principais pretendentes de Lillard, informa Shams Charania do The Athletic.
O futuro de Lillard em Portland tem sido objeto de especulação há vários anos, já que a equipe não saiu da primeira rodada dos playoffs desde 2019 e nem chegou lá nas duas últimas temporadas.
O sete vezes All-Star, que passou toda a sua carreira de 11 anos na NBA com o Trail Blazers, expressou repetidamente sua lealdade à organização e transmitiu o desejo de permanecer em Portland. No entanto, Lillard – que fará 33 anos no final deste mês – também deixou claro que quer ter a chance de disputar um campeonato durante seus anos restantes.
Lillard falou no início deste ano sobre sua preferência de que o Blazers procure construir seu elenco com veteranos em vez de priorizar a juventude. Então, quando a franquia conseguiu a escolha geral número 3 no draft deste ano, havia a sensação de que o que Portland fez essa seleção influenciar significativamente Lillard.
Em vez de trocar a escolha número 3 por um jogador de impacto, o Blazers a mantiver e selecionaram Scoot Henderson, um armador de 19 anos que tem potencial para ser uma superestrela, mas que precisará de algum tempo para se desenvolver no nível da NBA. Portland também chegou a um acordo sobre um acordo de cinco anos e US$ 160 milhões com o free agent Jerami Grant na sexta-feira, mas Lillard aparentemente determinou que os movimentos da equipe no início da offseason não aumentarão substancialmente suas chances de disputa no curto prazo.
De acordo com Haynes, o Heat e o Nets são as equipes preferidas para a antiga escolha geral número 6. Vincent Goodwill do Yahoo Sports acrescenta que nenhuma outra equipe – incluindo os 76ers – está na lista de desejos de Lillard por enquanto, embora Ramona Shelburne da ESPN acrescente que ele tem um “profundo respeito” pelo Spurs.
Embora o Brooklyn possa montar uma oferta competitiva de jogadores e picks de draft, parece que Lillard está focado especificamente em Miami. Fontes da liga dizem a Shams Charania do The Athletic que o Blazers foi informado de que Dame gostaria de jogarno Heat. Lillard falou com alguns jogadores de Miami recentemente sobre como um acordo pode funcionar, segundo Tim Reynolds, da Associated Press.
Lillard não tem uma cláusula de não negociação, então ele poderia ser negociado com qualquer equipe, mas o Blazers provavelmente não vão querer recompensar seus 11 anos de serviço à franquia enviando-o para algum lugar que ele não queira estar. Se Portland abrir lances por Lillard para outros pretendentes, Philadelphia teria interesse em explorar um acordo, assim como o Clippers, informa Wojnarowski.
Espera-se que o Heat busque uma troca por Lillard, de acordo com Barry Jackson e Anthony Chiang do The Miami Herald. Miami estava supostamente na disputa por Bradley Beal em junho, mas depois que Phoenix consegui a estrela do Wizards, as reportagens indicaram que o Heat estava focado em Lillard e estava disposto a esperar que ele pedisse para sair de Portland.
Uma oferta de Miami por Lillard quase certamente incluiria pelo menos dois de Tyler Herro, Kyle Lowry e Duncan Robinson. O Heat também tem pelo menos duas futuras picks de primeira rodada trocáveis (2028 e 2030) e poderia melhorar a sua oferta anexandocom jovens prospectos como Nikola Jovic ou o primeiro round de 2023 Jaime Jaquez, ou um veterano em um contrato amigável à equipe como Caleb Martin.
De acordo com Wojnarowski, o Trail Blazers priorizará jovens jogadores e picks de draft em suas negociações comerciais Lillard.
Veja todas as movimentações em nossa Central de Trocas da Temporada 2023/24 da NBA!
Faça parte de nosso grupo no Telegram!
Siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e TikTok.