Damian Lillard tem sido associado a uma mudança de Portland nos últimos meses. Embora o jogador tenha deixado claro que não quer deixar os Trail Blazers, se eles não cercarem o All-Star com a ajuda certa, não haverá outro remédio, além do que trocá-lo.
Nos últimos dois meses, ele tem sido ligado a várias equipes, com o Philadelphia 76ers parecendo um forte candidato para adquirir o jogador, em uma troca que envolveria Ben Simmons. Além disso, outra franquia da Conferência Leste poderia obter Dame se ele solicitasse uma troca, isso ainda poderia acontecer mais cedo do que o esperado.
Gregg Swartz, do Bleacher Report, escreve que Lillard pode facilmente começar a temporada com os Blazers, mas perceberá que precisará encontrar uma nova casa para competir por um campeonato da NBA. Esse time seria o Boston Celtics, que enviaria Jaylen Brown e outro jovem jogador (Aaron Nesmith, Romeo Langford, Grant Williams, Payton Pritchard) antes do Natal.
Sem nenhum pedido comercial oficial até o momento, Damian Lillard e seu contrato de quatro anos de US$196 milhões ainda estão em Portland, por enquanto.
Com o companheiro de equipe CJ McCollum alegando que Lillard é “all-in” via Adrian Wojnarowski e The Woj Pod da ESPN, podemos esperar que o par pelo menos comece a temporada com os Blazers e dê uma chance ao novo treinador Chauncey Billups.
Em algum momento, no entanto, Lillard vai perceber que o talento ao seu redor simplesmente não é bom o suficiente para ganhar um título.
Mesmo que Lillard começe a temporada com Portland, uma troca com o Boston Celtics não levará muito tempo. Assim como James Harden jogando apenas oito jogos com o Houston Rockets na temporada passada antes de ser negociado com o Brooklyn Nets, Lillard para Boston será o próximo blockbuster do início da temporada.
Os Blazers têm muito trabalho a fazer se quiserem manter Lillard além desta temporada. O jogador de 31 anos pediu ao front office da equipe que conseguisse as peças certas para competir em uma conferência que fica mais difícil a cada ano.
Isso é fazer ou morrer para Portland, e não parece que Chauncey Billups terá a chance de treinar Dame por um longo tempo. Se não for o Celtics, mais equipes na liga ficarão felizes em conseguir Lillard.
+ Veja nossa Central de Trocas da NBA 2020-21
Imagem: NBA.