Depois de concordar com uma extensão de contrato de quatro anos com Marcus Smart no início desta semana, o Boston Celtics chegou a um acordo para estender o contrato de outro jogador da rotação até 2025-26, Robert Williams, em um contrato de quatro anos e US$54MM, segundo o agente Kevin Bradbury a Adrian Wojnarowski, da ESPN.
Williams, que fará 24 anos em outubro, teve tempo de jogo limitado em suas duas primeiras temporadas da NBA, em parte devido a lesões, mas emergiu como colaborador regular para o Boston em 2020-21. Em 52 jogos (18,9 MPG), incluindo 13 partidas, ele teve uma média de 8,0 pontos, 6,9 rebotes e 1,8 bloqueios por jogo.
Apesar de ter aparecido apenas em 113 jogos da temporada regular até o momento, Williams se mostrou uma promessa em ambas as extremidades da quadra e traz muito atletismo para os Celtics.
Como Wojnarowski observa, o novo contrato de quatro anos colocará o jogador em destaque, ficando na metade dos centers da NBA com melhores salários, mas ele tem potencial de superar esses valores se permanecer saudável e continuar a evoluir.
O momento do acordo é interessante. Normalmente, os jogadores elegíveis para extensões de novato chegam a acordos mais próximos do prazo final em outubro, a menos que sejam jogadores óbvios de salário máximo como Luka Doncic, Trae Young e Shai Gilgeous-Alexander. Williams – o quarto jogador a receber uma extensão da escala de novatos em 2021 – é o primeiro desses quatro a concordar com um acordo que vale menos do que o máximo.
O fato dos Celtics estarem dispostos a assinar um novo acordo para Williams quase dois meses antes do prazo final sugere que a equipe estava ansiosa para manter o jovem center e estavam confortáveis com o valor.
As extensões de Smart e Williams praticamente garantem que Boston entrará na offseason de 2022 como uma equipe over-the-cap, exceto que haja algumas grandes mudanças no elenco.
+ Veja nossa Central de Trocas da NBA 2020-21
Imagem: NBA.