O Chicago Bulls irá aposentar a camisa número 1 de Derrick Rose durante a temporada 2025-26, anunciou a equipe em um comunicado à imprensa. A notícia veio antes da “Derrick Rose Night” de sábado em Chicago.
“Derrick é um herói da cidade natal e um símbolo de toda uma era do basquete do Bulls”, disse o presidente Jerry Reinsdorf. “Aposentar uma camisa reconhece o impacto de um jogador além das conquistas na quadra. Ele homenageia indivíduos que fizeram contribuições extraordinárias para a organização e forjou conexões profundas e duradouras com THE FANS. Reconhece esse vínculo emocional e a grande influência que um jogador teve na identidade da equipe e da organização.”
Rose, que se aposentou como jogador no final de setembro, passou oito temporadas com Chicago, a equipe de sua cidade natal. Como Julia Poe, do The Chicago Tribune, observou em outubro, nenhum jogador do Bulls usou o número 1 desde que Rose saiu do time em 2016. A partir da próxima temporada, sua camisa estará pendurada no United Center.
Rose disse a Shams Charania, da ESPN, em uma entrevista na quinta-feira que “adoraria” ter sua camisa aposentada pela organização.
Chicago selecionou Rose com a primeira escolha geral no draft da NBA de 2008. Ele ganhou as honras de Novato do Ano em 2009 e foi nomeado All-Star em cada uma de suas próximas três temporadas, ganhando o prêmio MVP em 2011. Ao longo dessa temporada, sua terceira na NBA aos 22 anos, ele teve médias de 25,0 pontos, 7,7 assistências e 4,1 rebotes por jogo em 81 partidas, levando o Bulls a uma campanha de 62-20.
O fato de Rose ter ganhado o prêmio MVP enquanto ainda estava em seu contrato de escala de novato resultou em uma regra da NBA sendo nome não oficialmente nomeado em sua homenagem. A “regra Derrick Rose” permite que os jogadores que saem de seus acordos de novato assinem contratos de salário máximo no valor de até 30% do teto salarial em vez dos 25% típicos se tiverem ganho um grande prêmio, como MVP, Jogador Defensivo do Ano ou All-NBA.
No entanto, a carreira de Rose atingiu um obstáculo após suas primeiras quatro temporadas em Chicago, já que ele perdeu toda a temporada de 2012-13 devido a uma ruptura do ACL e só jogou em 10 jogos em 2013-14, enquanto continuava a se recuperar daquela lesão.
No geral, Rose teve uma médias de 19,7 PPG, 6,2 APG e 3,7 APG em 406 jogos da temporada regular com o Bulls.
Rose, 36 anos, será o quinto ex-Bull a ter sua camisa aposentada, juntando-se a Jerry Sloan (No. 4), Bob Love (No. 10), Michael Jordan (No 23) e Scottie Pippen (No. 33). Chicago também tem banners em homenagem ao ex-técnico Phil Jackson e ao ex-GM Jerry Krause.
Assine o NBA League Pass e assista a todos os jogos da temporada!
+ Acesse o Relatório de Lesões atualizado diariamente
+ Veja o calendário completo de jogos da temporada 2024-25 da NBA
+ Saiba quem são os jogadores mais altos da temporada 2024-25 da NBA
Faça parte de nosso grupo no Telegram!
Siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, TikTok e Threads.