fbpx

Brooklyn Nets de US $ 200 milhões precisa do título

Brooklyn Nets 200 milhões

Os playoffs finalmente chegaram, e para o Brooklyn Nets, isso significa que a verdadeira temporada começa agora: é oficialmente a hora do campeonato ou da eliminação. 

O Nets já conquistou muito em cinco anos – passando de uma franquia irrelevante para o time mais odiado e repleto de estrelas de toda a NBA. Mas sua reviravolta não será completa sem um título. A pressão está sobre o Big Three do Brooklyn – James Harden, Kevin Durant e Kyrie Irving – para que isso aconteça, e assim evitar as críticas caso aconteça uma eliminação antecipada. 

O proprietário do Brooklyn, Joe Tsai, deve pagar cerca de US $ 200 milhões em salários (US $ 166 milhões) e impostos de luxo (estimados em US $ 30 milhões) nesta temporada. Harden ($ 41,3 milhões), Durant ($ 40,1 milhões) e Irving ($ 33,5 milhões) se combinam para fazer quase $ 115 milhões como o trio em 2020-21. Esse não é o tipo de dinheiro que você gasta para terminar em segundo lugar.

https://www.youtube.com/watch?v=Gm5L3COCPLc

Na noite de domingo, o Nets derrotou o Cleveland Cavaliers e garantiu a segunda posição nos playoffs da Conferência Leste, e uma série de primeira rodada contra o ex-time de Irving – o Boston Celtics – ou do ex-companheiro de Durant e Harden – Russel Westbrook. O caminho para o título passa ainda por Giannis Antetokounmpo, Joel Embiid e, talvez, LeBron James. Basicamente: não será fácil.

Harden, Durant e Irving jogaram apenas oito jogos juntos devido a lesões e protocolos de saúde e segurança. Na tarde de sábado, o Brooklyn estava perdendo por 31-26 em 16 minutos com seu Big Three quadra, registrando oito assistências e sete turnovers ao longo desse período. É uma amostra pequena, com certeza. Só que, para começar, não há muita amostra para avaliar.

Os futuros membros do Hall of Fame Harden, Durant e Irving foram todos brilhantes durante a temporada regular. Durant voltou à sua forma de superstar depois de perder toda a campanha de 2019-20 devido a uma ruptura de Aquiles. Irving teve a primeira temporada 50/40/90 de sua carreira. Harden mudou a dinâmica da equipe com seu talento, liderança vocal e sacrifício, fazendo o recorde de franquia em 12 triplo-duplos; Brooklyn foi 29-7 com “The Beard” em quadra após a negociação de 14 de janeiro para adquiri-lo. Contanto que todos eles possam permanecer saudáveis – e isso pode ser o maior “se” de todos – os Nets serão perigosos. Joe Harris, aliás, também liderou os 3 pontos em percentual. Boa sorte para as defesas adversárias.

Ainda assim, o Brooklyn não é invencível. Steve Nash nunca treinou nos playoffs antes. Os Nets não têm muito tamanho – contam com DeAndre Jordan o máximo possível – e sua defesa muitas vezes deixa a desejar. A esperança do Brooklyn é que as habilidades e a experiência em playoffs do Big Three superem essas fraquezas.

A temporada regular teve sua cota de provações e tribulações. Spencer Dinwiddie ficou fora devido a uma ruptura parcial do ACL. Irving esteve ausente por duas semanas devido a razões pessoais – aquela saga com muitos lados ruins e uma organização aborrecida com seu armador da franquia. Harden reclamou de Jordan sobre o seu mau desempenho. Os Nets lutaram fortemente contra oponentes mais fracos. Durant e Harden perderam um tempo significativo devido a lesões nos tendões da coxa. E LaMarcus Aldridge teve que se aposentar abruptamente devido a um problema cardíaco. 

Mas, apesar de utilizar 38 escalações iniciais diferentes, o Brooklyn conseguiu fazer 48-24 e ter a classificação ofensiva mais eficiente (117,3 pontos por 100 posses) na história da NBA. A equipe jogou o seu melhor contra os melhores da liga – especialmente do lado Oeste. 

Sean Marks e seu escritório merecem crédito por conseguir o Big Three e um elenco de apoio de qualidade. Blake Griffin se tornou uma estrela do papel depois de ser pego no mercado final. Jeff Green foi um roubo no mínimo como veterano. O comércio de Bruce Brown-Landry Shamet fez maravilhas. Nicolas Claxton exibe muito talento para um jogador de segunda rodada, além de do Euroleague Mike James.

Nash, Mike D’Antoni e o resto da equipe técnica fazem tudo funcionar na quadra. 

O único objetivo daqui em diante é um anel. Sim, Harden, Durant e Irving precisam permanecer juntos por um longo prazo. Não há dúvidas sobre isso. Mas, por enquanto, é sobre basquete, sobre conseguir que Harden, Griffin, Nash e D’Antoni tenham seus primeiros títulos da NBA. Qualquer coisa menos deve ser considerada um fracasso.

+ Veja o calendário de jogos da NBA na TV brasileira.

Imagem: NBA.

Siga as nossas redes sociais: InstagramFacebook e Twitter.

VEJA TAMBÉM