Devi Booker marcou 22 de seus 47 pontos em um primeiro quarto fenomenal, e o Phoenix Suns venceu sua primeira série de playoffs desde 2010, eliminando o atual campeão da NBA Los Angeles Lakers com uma vitória por 113-100 no jogo 6 na noite de quinta-feira.
Booker tem uma tatuagem em seu antebraço com a mensagem que Kobe Bryant escreveu para ele em um par de sapatos depois que se enfrentaram no Staples Center seis anos atrás: ”Seja lendário.”
Booker teve um desempenho digno da lenda Black Mamba e impulsionou o Phoenix Suns nos playoffs.
Depois de acertar oito pontos de 3, pegando 11 rebotes e 15 de 22 arremessos da quadra, Booker olhou para os dois números aposentados de Bryant enquanto ele ia para os vestiários em meio aos aplausos de uma pequena torcida.
“Honestamente, eu estava pensando em Kobe e nas conversas que tivemos”, disse Booker. ”Sobre o que passamos, e os playoffs, em ser lendário e dar os passos para chegar lá. Vendo aquele 8 e 24 ali em cima, com a iluminação que o Staples tem, é como se estivesse brilhando em você. Eu sei que ele esteve aqui esta noite, e eu sei que ele estava orgulhoso.”
Depois, no túnel da arena, Booker recebeu uma camisa autografada de outro herói e mentor: LeBron James, que ficou maravilhado com o brilhantismo de seu amigo promissor no Jogo 6.
“Eu amo tudo sobre D-Book”, disse James. ”Tivemos várias conversas no passado. Quando você quer ser lendário neste jogo, você tem que continuar a melhorar não só o seu jogo, mas também como homem. Todas as conversas que tivemos, posso dizer que ele as absorveu e as está usando a seu favor.”
Jae Crowder marcou 18 pontos para o Suns, que venceu três jogos consecutivos para enviar James à sua primeiro derrota em primeira rodada em seus 18 anos de NBA.
O Phoenix enfrentará o Denver no segundo turno. O jogo 1 é segunda-feira em Phoenix.
Chris Paul teve oito pontos e 12 assistências para o Suns, que ganhou uma grande vantagem nos primeiros minutos do jogo 6, enquanto Anthony Davis tentou, mas acabou saindo devido a uma lesão na virilha.
Embora o Suns tenha perdido grande parte de sua vantagem inicial de 29 pontos, eles seguraram pacientemente o Lakers e James, que fez 29 pontos, nove rebotes e sete assistências.
Booker e Paul permaneceram fortes no quarto período, e Phoenix terminou uma década de frustração com a vitória decisiva da primeira série de playoffs da carreira de Booker.
“Certamente é legal vencer os campeões em defesa, com certeza”, disse o técnico do Phoenix, Monty Williams. ”Mas você só pode segurar isso por algum tempo, e agora você tem que se mover em direção a outro oponente.”
Davis voltou ao time titular do Lakers depois de perder a segunda metade do jogo 4 e todo o jogo 5, mas o All-Star por oito vezes jogou menos de 5 minutos e meio antes de ser afastado novamente por causa de sua lesão na virilha.
Booker e Suns subiram para uma vantagem de 29 pontos no primeiro quarto, mas o Lakers reduziu para 10 no meio do quarto quarto. Paul, Mikal Bridges e Crowder acertaram grandes arremessos na reta final para garantir que a liderança nunca chegasse a um dígito.
Dennis Schroder marcou 20 pontos e Kentavious Caldwell-Pope fez 19 para o Lakers, que não vai comemorar um título diante de seus fãs esse ano. O Lakers estava com 21-6 antes de perder Davis e James devido a lesões, e os campeões nunca recuperaram sua melhor forma.
“Nunca foi realmente bom, mas a natureza competitiva em mim queria ir lá e ajudar a equipe da melhor maneira que pudesse”, disse Davis. “Meu corpo não concordou. …As lesões tiveram um papel importante em nos colocar na posição em que estamos.”
Mesmo com um Davis saudável, o Lakers teria dificuldade de vencer o brilhantismo de Booker.
Enquanto Paul jogava com um problema persistente no ombro, as lesões eram intransponíveis para o Los Angeles, que tinha uma vantagem de 2-1 na série sobre o Phoenix quando Davis machucou a virilha no meio do jogo 4 e, posteriormente, perdeu o jogo 5.
Caldwell-Pope jogou bem depois de perder a maior parte dos últimos dois jogos com um joelho machucado, mas os Lakers também perdeu o armador Alex Caruso devido a uma lesão no tornozelo esquerdo no meio do jogo 6.
Com o ressurgimento dos problemas de lesões que forçaram o Lakers a cair para a sétima posição no Oeste, eles não puderam se recuperar contra o Suns e Booker.
RAPIDINHAS
Suns: Crowder e Torrey Craig sofreram faltas técnicas durante uma sequência que incluiu uma falta flagrante sobre Caldwell-Pope. Crowder que foi então ejetado com 30,6 segundos e correu para o vestiário. Booker também recebeu uma técnica no final.
Lakers: James indicou que é improvável que jogue nas Olimpíadas. Schroder melhorou muito depois de ficar sem pontos no jogo 5. O armador alemão é um free agent irrestrito nesta offseason, mas ele repetiu seu desejo de ficar com o Lakers.
+ Veja o calendário de jogos da NBA na TV brasileira.
Imagem: NBA.
Siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter.