Em uma entrevista recente para Rachel Nichols no programa Headliners, a lenda da NBA Allen Iverson expressou seu desejo de compartilhar a quadra com um armador da atualidade, e sua escolha foi ninguém menos do que a estrela do Dallas Mavericks, Luka Doncic. Iverson era conhecido por ser um dos melhores jogadores com a bola na mão e um pontuador eficaz.
“Eu gostaria que fosse Luka… Porque ele é um grande armador. Eu ainda posso jogar nas duas. Ele pode armar na dois, eu posso armar na um. Eu acho que seria simplesmente mortal.”
Quando perguntado sobre seu atual armador ideal da NBA para ele se juntar, Iverson não hesitou em nomear Luka Doncic. Ele destacou a estatura de Doncic como um grande armador e enfatizou a potencial parceria.
Iverson levou o 76ers para as finais da NBA de 2001, onde a equipe enfrentou a dupla Shaquille O’Neal e Kobe Bryant, resultando na derrota do Philadelphia.
O Dallas Mavericks atualmente se orgulha do sucesso do emparelhamento de Luka Doncic e Kyrie Irving, mostrando um potencial dominante da quadra. Iverson imaginou jogar ao lado de Doncic, apontando o alívio que isso traria às suas responsabilidades de criação de jogadas. Com as excepcionais habilidades de passe de Luka, Iverson poderia se concentrar mais na pontuação, aproveitando sua capacidade inata de colocar a bola na cesta.
Imaginando a sinergia entre Iverson e Doncic, seja transportada para o 76ers de Iverson nos anos 90 e 2000 ou colocando um pico de Iverson na atual formação do Mavericks, a perspectiva da dupla Allen Iverson e Luka Doncic é descrita como potencialmente uma das melhores, se não a melhores, da história da NBA.
Luka Doncic e Allen Iverson teriam problemas defensivos
Luka Doncic e Allen Iverson, ambos conhecidos por suas proezas ofensivas, provavelmente enfrentariam desafios significativos na defensiva se emparelhados. Apesar de suas notáveis habilidades de pontuação, com médias de 28,1 PPG e 26,7 PPG, respectivamente, ao longo de suas carreiras, suas capacidades defensivas têm sido menos proeminentes.
Luka Doncic, com uma média de 32,4 PPG em sua melhor temporada, demonstrou um conjunto excepcional de habilidades ofensivas, utilizando seu tamanho e habilidades de jogo para dominar os oponentes. No entanto, seu desempenho defensivo tem sido frequentemente criticado. Embora o tamanho de Luka lhe proporcione algumas vantagens, ele não é considerado um defensor de destaque. A atual temporada de 2023/24 vê Luka com uma média de 33,7 PPG.
Da mesma forma, Allen Iverson, cuja a melhor temporada teve uma média de 33,0 PPG, foi uma máquina de pontuação durante seu tempo com o Philadelphia 76ers. O tamanho de Iverson não impediu sua capacidade de marcar, mas colocou desafios no lado defensivo. Iverson era conhecido por sua tenacidade e coração, mas não era considerado um grande defensor.
O potencial emparelhamento de Luka Doncic e Allen Iverson seria, sem dúvida, um espetáculo de pontuação no lado ofensivo. No entanto, suas limitações defensivas poderiam ser exploradas pelos oponentes. Em uma liga onde os jogadores de mão dupla são altamente valorizados, os desafios defensivos colocados por essa dupla hipotética poderiam apresentar obstáculos em sua busca pelo sucesso geral da equipe. As equipes que enfrentariam Doncic e Iverson poderiam sufocá-los defensivamente, e com isso diminuir seu ritmo ofensivo.
+ LeBron James preocupado com os jogos em casa
+ Raptors troca Anunoby e Achiuwa com Knicks por Barrett e Quickley
Assine o NBA League Pass com 7 dias grátis e tenha acesso a todos os jogos da NBA!
Você é THE FAN da maior liga de basquete do mundo? Então não perca a chance ter os melhores produtos produtos oficiais da NBA!
Veja o Calendário completo das transmissões dos jogos da NBA!
Faça parte de nosso grupo no Telegram!
Siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, TikTok e Threads.