Falando aos repórteres antes do jogo 1 das finais da NBA na quinta-feira, o comissário Adam Silver não deu um cronograma para quando as negociações em andamento sobre os direitos de mídia seriam concluídas, mas abordou por que o processo é tão complexo, além de falar da expansão da liga.
“É complicado por vários motivos”, disse Silver. “Um deles é o advento de novas plataformas, principalmente o streaming e o interesse das empresas de streaming e das empresas de mídia tradicionais que também transportam nossos jogos em plataformas de streaming. É complicado porque com vários parceiros, todos buscando ativos semelhantes em muitos casos, você está apenas descobrindo a maneira certa de equilibrar esses jogos à medida que vão para parceiros diferentes.”
O Wall Street Journal informou recentemente que a NBA continua cada vez mais perto de finalizar um acordo de direitos de mídia com ABC/ESPN, NBC e Amazon. O novo acordo valeria aproximadamente US$ 76 bilhões em 11 anos. O acordo atual, que expira após a temporada 2024-25, valia cerca de US$ 24 bilhões em nove anos, observa Reynolds.
“Tendemos a fazer acordos de longo prazo”, disse Silver. “Achamos que isso é bom para a estabilidade da liga. Mas significa que, até certo ponto, você está tentando prever o futuro, o que é obviamente impossível. Parte disso é uma aposta nos parceiros com os quais nos alinharemos e na sua capacidade também de ajustar os tempos e na sua vontade de continuar a investir nos meios de comunicação e de se tornarem globais, o que também é muito importante para a liga.”
Aqui está mais da conferência de imprensa de Silver:
Silver pediu desculpas aos funcionários da TNT afetados pelas negociações dos direitos de mídia. “Direi diretamente de mim (para) as pessoas que parecem estar mais impactadas no momento – o pessoal da Turner Sports – peço desculpas por este ter sido um processo prolongado”, disse Silver, de acordo com Sam Amick do The Athletic. “Eu sei que eles estão comprometidos com seus empregos. … Ninguém gosta desta incerteza. E acho que cabe ao escritório da liga levar essas negociações ao auge e concluí-las o mais rápido possível.” Michael McCarthy, da Front Office Sports, informou na quinta-feira que a TNT ainda estava negociando com a liga um quarto pacote menor de jogos, mas caracterizou esses esforços como um “tiro no escuro”.
Silver disse que a NBA estará focada em explorar a viabilidade de expansão assim que as negociações sobre direitos de mídia forem concluídas, de acordo com Dave McMenamin da ESPN. “Não está predestinado que expandiremos desta vez, mas sei que há um enorme interesse por aí”, disse Silver. “E para mim, sim, existem indivíduos ricos, instituições que gostariam de investir e comprar times da NBA, mas acho que cabe à liga olhar de forma holística porque há a diluição, é claro.” A “diluição” a que Silver se referia era potencialmente adicionar outros 36 jogadores – dois times completos – ao grupo de jogadores da liga, acrescenta McMenamin. “Sinto-me muito bem com a localização do talento na liga neste momento, mas esses jogadores têm que vir de algum lugar”, disse Silver.
Embora Seattle e Las Vegas tenham sido frequentemente citadas como as cidades com maior probabilidade de expansão, Silver disse que a liga estava focada em encontrar mercados que pudessem “fazer o jogo crescer” de maneira ideal, segundo McMenamin. “Em algum momento, gostaríamos de olhar para fora dos Estados Unidos, além do Canadá”, disse Silver. “Este pode não ser o momento certo para fazer isso, mas também estou pensando no longo prazo.”
+ Saiba tudo sobre os jogos de hoje da NBA
+ Acesse o Relatório de Lesões atualizado diariamente
+ Saiba quem são os jogadores mais altos da temporada 2023/24 da NBA
Veja o Calendário completo das transmissões dos jogos da NBA!
Faça parte de nosso grupo no Telegram!
Siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, TikTok e Threads.