O Hall da Fama da NBA, Jerry West, morre aos 86 anos, anunciou hoje o Los Angeles Clippers. De acordo com a equipe, ele faleceu “pacíficamente” na manhã de quarta-feira com sua esposa Karen ao seu lado.
Poucos indivíduos tiveram um impacto maior na NBA durante sua história do que West, que jogou 14 temporadas pelos Los Angeles Lakers de 1960-74, sendo eleito para o All-Star em todos os 14 anos.
West também fez 12 All-NBA Teams e cinco vezes All-Defensive, ganhando um campeonato, um prêmio de MVP das Finais da NBA e um prêmio de MVP do All-Star, enquanto liderava a liga em pontos por jogo em uma temporada e assistências em outra. Ele teve médias de 27,0 pontos, 6,7 assistências e 5,8 rebotes por jogo em 932 partidas da temporada regular e fez parte das equipes de 50o e 75o aniversário da NBA.
As contribuições de West como jogador foram suficientes para lhe render um lugar no Naismith Basketball Hall of Fame, mas seu legado se estende muito além disso. Sua silhueta serve como base para o logotipo da NBA, e depois de um breve período como treinador principal do Lakers de 1976-79, ele teve uma longa e bem-sucedida carreira como executivo para várias organizações.
West, que fez a transição para um papel de olheiro com o Lakers em 1979, foi nomeado gerente geral de L.A. em 1982 e atuou como arquiteto de uma equipe que chegou às finais da NBA oito vezes e ganhou quatro títulos durante seu tempo de 1982 a 2000. Los Angeles teve uma campanha de 972-472 na temporada regular e uma marca de 140-90 nos playoffs sob a administração de West, e também venceu campeonatos em cada um dos dois anos após sua partida.
Após seu longo tempo com o Lakers, West se tornou gerente geral do Memphis Grizzlies em 2002, um ano depois que a equipe se mudou de Vancouver para Memphis. Antes da chegada de West, o Grizzlies nunca haviam vencido mais de 23 jogos em uma temporada, mas ele ajudou a transformar a franquia, levando Memphis às suas três primeiras aparições nos playoffs de 2004-06 e reivindicando seu segundo prêmio de Executivo do Ano em 2004.
West se aposentou como um dos principais tomadores de decisão de basquete em 2007, mas mais tarde atuou como consultor com no Golden State Warriors, conquistando mais dois títulos em 2015 e 2017, e com o Clippers a partir de 2017.
Além de ser introduzido no Hall da Fama como jogador, West foi consagrado como membro da equipe dos EUA de 1960, que ganhou o ouro em Roma. Ele ainda foi eleito para o Hall pela terceira vez em 2024 por seu trabalho como executivo. Essa cerimônia de consagração acontecerá no final deste ano.
+ Saiba tudo sobre os jogos de hoje da NBA
+ Acesse o Relatório de Lesões atualizado diariamente
+ Saiba quem são os jogadores mais altos da temporada 2023/24 da NBA
Veja o Calendário completo das transmissões dos jogos da NBA!
Faça parte de nosso grupo no Telegram!
Siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, TikTok e Threads.