A NBA enviou um memorando na sexta-feira para todas as 30 equipes da liga sobre o pedido de troca de Damian Lillard, relata Shams Charania do The Athletic. De acordo com Charania, a NBA falou com a estrela do Trail Blazers e seu agente, Aaron Goodwin, sobre seu pedido comercial e disse que Lillard pode enfrentar punição se mais comentários públicos forem feitos sobre querer apenas ir para o Miami Heat.
Goodwin disse a dois repórteres diferentes no início deste mês que estava falando às equipes rivais que seria interessante se envolver nas negociações sobre seu cliente, dado o foco único de Lillard em jogar pelo Miami.
“Goodwin negou ter afirmado ou indicado a qualquer equipe que Lillard se recusaria a jogar por eles. Goodwin e Lillard nos afirmaram que Lillard executaria totalmente os serviços exigidos sob seu contrato de jogador em qualquer cenário de troca. As equipes relevantes forneceram descrições de suas comunicações com Goodwin que não foram totalmente, consistentes com as declarações de Goodwin para nós.”
“Aconselhamos a Goodwin e Lillard que quaisquer comentários futuros, feitos em particular ou publicamente às equipes, sugerindo que Lillard não executará totalmente os serviços exigidos por seu contrato de jogador no caso de uma troca, sujeitará Lillard à punição da NBA. Também informamos à Associação de Jogadores que quaisquer comentários semelhantes dos jogadores ou de seus agentes estarão sujeitos a punição daqui para frente.”
Como Barry Jackson, do The Miami Herald, observa, é um pouco estranho que a NBA tenha tomado uma posição mais dura sobre o pedido de Lillard, dado que muitas outras estrelas desejaram ser trocadas para equipes específicas nos últimos anos, incluindo Anthony Davis (Lakers), Paul George (Clippers) e Kevin Durant (Suns), entre outros. Embora, nenhum dos agentes desses jogadores discutindo o assunto publicamente.
A NBA poderia multar Lillard em até US$ 150 mil se ele dissesse publicamente que quer ser negociado com o Heat, informa Jackson — obviamente, o veterano não fez tal coisa até agora.
John Hollinger, do The Athletic, acredita que a liga está tentando supervisionar os jogadores que solicitam troca para uma equipe específica.
Lillard, 33 anos, passou toda a sua carreira de 11 anos com o Portland, a franquia que o selecionou em sexto lugar em 2012. O armador está saindo indiscutivelmente de sua melhor temporada individual, com uma média de 32,2 pontos por jogo.
No entanto, o Blazers entrou rebuild em 2022/23, fazendo 2-15 em seus últimos 17 jogos para terminar com uma campanha de 33-49. Lillard chamou o front office para construir um elenco em torno dele nesta offseason, mas a equipe não conseguiu encontrar nenhum acordo adequado com a terceira escolha geral (ou seus jovens jogadores), e acabou selecionando o armador da G League Ignite, Scoot Henderson.
Veja todas as movimentações em nossa Central de Trocas da Temporada 2023/24 da NBA!
Faça parte de nosso grupo no Telegram!
Siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, TikTok e Threads.