Eslovênia, Alemanha, Itália e República Tcheca garantiram suas vagas para o torneio de basquete masculino nas Olimpíadas de Tóquio, vencendo seus respectivos torneios de qualificação no fim de semana. Os jogadores da NBA Luka Doncic (Eslovênia), Moritz Wagner (Alemanha) e Tomas Satoransky (República Tcheca) foram os MVPs de seus torneios, segundo informou Marc Stein.
Essas quatro equipes se juntarão aos EUA, Espanha, Austrália, França, Argentina, Nigéria, Irã e Japão para compor as 12 equipes do torneio.
Os grupos são os seguintes:
- Grupo A: República Tcheca, França, Irã, Estados Unidos
- Grupo B: Austrália, Alemanha, Itália, Nigéria
- Grupo C: Argentina, Japão, Eslovênia, Espanha
A fase preliminar começará no dia 24 de julho, com cada equipe enfrentando as outras três equipes de seu grupo uma vez. Após isso, as duas primeiras equipes de cada grupo – junto com os dois terceiros lugares com melhor classificação – avançarão para as quartas de final de eliminação única.
Os elencos para as Olimpíadas ainda não foram oficialmente fechadas, mas temos uma boa ideia de como será a maioria das seleções. A equipe dos EUA, é claro, contará com o grupo mais repleto de estrelas , com Damian Lillard, Kevin Durant, Jayson Tatum e Bradley Beal liderando.
Espera-se que três jogadores que participam das finais da NBA – Devin Booker, Khris Middleton e Jrue Holiday – façam parte do time olímpico dos Estados Unidos. É possível que essas finais possam ser realizadas até 22 de julho se forem sete jogos, mas mesmo nesse cenário, o plano é que os jogadores do Suns e do Bucks voem para Tóquio imediatamente na esperança de estarem disponíveis para a disputa de 25 de julho contra França.
Embora os Estados Unidos sejam os grandes favoritos e tenham o maior número de estrelas da NBA em seu elenco, vários outros jogadores da NBA participarão do torneio.
Patty Mills, Joe Ingles, Aron Baynes e Matisse Thybulle estão entre os jogadores que representam a Austrália; Rudy Gobert, Evan Fournier e Nicolas Batum estão entre os jogadores da França; Rui Hachimura e Yuta Watanabe vão se preparar para o Japão; Doncic jogará pela Eslovênia; Marc Gasol, Ricky Rubio e Juan Hernangomez estão entre os veteranos da Espanha; e parece que Danilo Gallinari vai jogar pela Itália.
Enquanto isso, a Nigéria ainda tem uma tonelada de cortes a fazer, mas pode ter até 10 jogadores da NBA em sua escalação para Tóquio, incluindo Monte Morris, Josh Okogie e Jahlil Okafor.
Sérvia, Lituânia, Brasil, Croácia, Turquia, Grécia e Canadá estão entre os notáveis que ficarão de fora das Olimpíadas de Tóquio. Foi um resultado particularmente decepcionante para a equipe do Canadá, que perdeu para a República Tcheca na semifinal das eliminatórias, apesar de ter oito jogadores atuais da NBA em seu elenco.
Veja o calendário de jogos da LBF
Imagem: FIBA.
Siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter.