Não haveria uma equipe vencedora sem um técnico e sua técnica por trás. Embora os quatro finalistas da conferência possam ser surpreendentes este ano, há muita experiência no comando, com o treinador do Milwaukee Bucks, Mike Budenholzer por exemplo foi assistente de Gregg Popovich.
A NBA explodiu em popularidade, portanto, não são apenas os jogadores que merecem colher os frutos dessa exposição. Sem os seus treinadores, quem elaboraria as jogadas? Será que veríamos Kevin Durant e Kyrie Irving dirigindo seus companheiros de equipe? Certamente não se KD estivesse jogando cada minuto dos jogos como fez nos playoffs.
Vejamos agora os 5 jogadores mais bem pagos da NBA:
5 – Rick Carlisle
O ex-técnico do Dallas Mavericks, Rick Carlisle, não ficou muito tempo sem trabalho, depois que foi anunciado ontem que ele voltaria para o Indiana Pacers. Carlisle teria assinado um contrato de quatro anos no valor de US $ 29 milhões, o que lhe traria US $ 7,25 milhões anualmente.
Carlisle já havia passado quatro anos com os Pacers, de 2003 a 2007, e os levou para as Finais da Conferência Leste em sua primeira temporada. No entanto, os resultados caíram nas campanhas seguintes e ele mudou-se para o Oeste e foi treinar o Mavericks, onde esteve no comando por 13 anos, durante o período de maior sucesso na história da franquia. Sob sua tutela, Dallas finalmente ganhou um título da NBA com Dirk Nowitzki liderando a equipe.
4 – Doc Rivers
Doc Rivers já esteve no no topo da lista dos treinadores mais bem pagos da NBA. Enquanto estava no LA Clippers, Rivers foi o presidente de operações de basquete, além de treinador e por isso na época ganhava cerca de US $ 10 milhões. Agora com o Philadelphia 76ers, diz-se que o ex-jogador de 59 anos está ganhando cerca de US $ 8 milhões.
De todos os treinadores da NBA, Rivers tem uma das tarefas mais difíceis nesta offseason, considerando a pressão para conquistar um título com os 76ers. A equipe derrapou nos playoffs, apesar de liderar a Conferência Leste durante a temporada regular, perdendo para o Atlanta Hawks. Agora ele terá que reorganizar seu elenco novamente e há muitos rumores circulando em torno do futuro de Ben Simmons, e de Danny Green.
Rivers foi eleito Treinador do Ano da NBA uma vez antes em 2000, enquanto dirigia o Orlando Magic e ganhou um título em 2008 como treinador principal do Boston Celtics.
3 – Steve Nash
O Brooklyn Nets teve o elenco mais repleto de estrelas da história da NBA nesta temporada e foi liderado pelo duas vezes MVP da liga, Steve Nash. Embora nomes como Kevin Durant, Kyrie Irving, James Harden e Blake Griffin precisem de pouco treinamento, os Nets estavam ansiosos para fechar com Nash um contrato de quatro anos em 2020 em busca de um campeonato. Nash ganha cerca de US $ 8,7 milhões por ano, tornando-o o terceiro técnico mais bem pago, apesar de sua falta de experiência na função.
Claro, eles ficaram aquém nesta temporada. No entanto, eles sofreram com lesões na semifinal da conferência contra o Milwaukee Bucks. Nash está ansioso para ter um tempo para trabalhar com seus três superstars, na esperança de que eles possam voltar em plena forma e serem novamente favoritos ao título na próxima temporada.
2 – Steve Kerr
Embora os detalhes da nova extensão do contrato de Steve Kerr não sejam claros, os rumores sugerem que o treinador do Golden State Warriors ganha pelo menos o dobro do que ganhava anteriormente. Isso coloca sua renda média anual em cerca de US $ 10 milhões por temporada. Nada surpreendente para um treinador que ajudou a criar uma dinastia e ganhou três campeonatos nos últimos seis anos.
Kerr é um dos treinadores mais experientes da NBA e um dos mais condecorados. Além de seus três anéis como técnico, o jogador de 55 anos também conquistou cinco títulos como jogador pelo Chicago Bulls e pelo San Antonio Spurs.
Ele ajudou a recriar uma mentalidade vitoriosa com os Warriors e provavelmente colocará a equipe novamente nos playoffs no próximo ano, assim que Klay Thompson estiver de volta de uma lesão.
1 – Gregg Popovich
Não é nenhuma surpresa que o técnico mais antigo da liga, Gregg Popovich, tenha o salário mais alto da NBA. A lenda do San Antonio Spurs tornou a franquia o que é hoje, implementando seu estilo eficiente e trabalhador de basquete e vencendo os cinco campeonatos.
De 1999 a 2007, os Spurs dominaram a NBA, ganhando quatro de seus anéis atrás da liderança de Popovich e do Hall of Fame Tim Duncan. Desde que assumiu o comando da equipe em 1996, os Spurs terminaram fora dos quatro primeiros colocados do Oeste em apenas oito ocasiões e tiveram a melhor campanha da conferência sete vezes.
Popovich assinou uma extensão de contrato de três anos com San Antonio em 2019, o que supostamente lhe rendeu cerca de US $ 11 milhões por ano.
+ Veja o calendário de jogos da NBA na TV brasileira.
Imagem: NBA.
Siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter.