No domingo, James Harden ultrapassou Ray Allen na lista de maiores arremessadores de 3 pontos feitos na história da NBA durante a vitória do Los Angeles Clippers por 116-105 sobre o Utah Jazz, ocupando agora o segundo lugar.
“The Beard” fez duas de três para aumentar sua contagem de carreira para 2.975, ficando à frente de Allen, que encerrou a carreira com 2.973. Enquanto Stephen Curry tem e 3.782 lidera a lista, Damian Lillard com 2.639 e Reggie Miller 2.560 completam dos cinco primeiros.
O único problema para Harden é que sua taxa na carreira de 36,3% de três é a mais baixa entre os cinco – Allen alcançou 2.973 três em quase 700 tentativas a menos, Curry é um atirador 42,6% na carreira e Miller converteu 39,5%.
Como tal, alguns esse pode ser um recorde colocado na conta da longevidade, especialmente porque caíram significativamente nos últimos anos. Harden fez 3,7 três por jogo durante sua temporada de MVP em 2017-18 e seguiu com 4,8 em 2018-19 e 4,4 em 2019-20. Nesta temporada, ele está fazendo apenas 2,5 três por jogo, o que ocupa o 38o lugar na liga.
No entanto, Harden não vê sua realização sob essa perspectiva.
“Conquista inacreditável”, disse Harden sobre passar por Allen, através de Ohm Youngmisuk, da ESPN. “Apenas uma prova da quantidade de trabalho que tenho investido. À medida que envelheço e me afasto de uma carreira inacreditável, [eu] começo a realizar coisas assim. Então eu nunca quero tomar isso como garantido. Eu só quero dar motivação aos jovens e a todas as outras pessoas que estão perseguindo o sonho de jogar basquete profissional ou o que quer que seja. Então é uma honra.”
Harden é o primeiro a admitir que nunca alcançará Curry, que fez mais 807 até segunda-feira após o jogo.
“Eu sou um dos caras mais confiantes que temos nesta liga. Mas não, eu provavelmente não vou pegar Steph. E eu não acho que ninguém vai honestamente”, ele declarou.
Entre os jogadores ativos, Curry, Harden e Lillard estão no topo, seguidos por Klay Thompson (2.523), LeBron James (2.441) e Paul George (2.267). Embora seja difícil prever alguém quebrando o recorde de Curry, a matemática diz que um jogador poderia eventualmente chegar perto devido ao número de tentativas de três na NBA moderna. Para contextualizar, o Celtics está tentando 51,1 três por jogo nesta temporada, o maior na história da NBA. A equipe aumentou suas tentativas em nove em relação à temporada passada.
Assine o NBA League Pass e assista a todos os jogos da temporada!
+ Acesse o Relatório de Lesões atualizado diariamente
+ Veja o calendário completo de jogos da temporada 2024-25 da NBA
+ Saiba quem são os jogadores mais altos da temporada 2024-25 da NBA
Faça parte de nosso grupo no Telegram!
Siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, TikTok e Threads.