O Hall of Fame, Dikembe Mutombo, morre nesta segunda-feira de manhã de câncer no cérebro aos 58 anos, anunciou a NBA.
“Dikembe Mutombo era simplesmente maior que a vida”, disse o comissário da NBA, Adam Silver. “Ele foi um dos maiores bloqueadores de arremessos e jogadores defensivos da história da NBA. Fora da quadra, ele despejou seu coração e alma para ajudar os outros.
“Não havia ninguém mais qualificado do que Dikembe para servir como o primeiro Embaixador Global da NBA. Ele era um humanitário em sua essência. Ele adorou o que o jogo de basquete poderia fazer para causar um impacto positivo nas comunidades, especialmente em sua República Democrática do Congo, terra natal e em todo o continente africano. Tive o privilégio de viajar pelo mundo com Dikembe e ver em primeira mão como sua generosidade e compaixão elevaram as pessoas. Ele sempre esteve disponível em eventos da NBA ao longo dos anos — com seu sorriso contagiante, sua voz profunda e estrondosa e o movimento característico do dedo que o tornou querido pelos fãs de basquete de todas as gerações.
“O espírito indomável de Dikembe continua naqueles que ele ajudou e inspirou ao longo de sua vida extraordinária. Eu sou uma das muitas pessoas cujas vidas foram tocadas pelo grande coração de Dikembe e vou sentir muita falta dele. Em nome de toda a família da NBA, envio minhas mais profundas condolências à esposa de Dikembe, Rose, e seus filhos; seus muitos amigos; e à comunidade global de basquete que ele realmente amava e que o amava de volta.”
Mutombo estava entre os bloqueadores mais temidos da NBA durante seus 18 anos de sua carreira na NBA, muitas vezes pontuado por seu movimento de dedo característico. Ele foi oito vezes All-Star, quatro vezes Jogador Defensivo do Ano e duas vezes membro do All-NBA Team. Ele jogou pelos Nuggets, Hawks, 76ers, Nets, Knicks e Rockets antes de se aposentar em 2009 aos 42 anos. Seu número 55 foi aposentado em Denver e Atlanta.
Além de suas realizações como jogador, Mutombo trabalhou para melhorar as condições de vida em seu país natal e incentivar o desenvolvimento do basquete em toda a África. Ele participou do programa Basquete Sem Fronteiras, atuou como porta-voz da CARE e foi emissário do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Ele ganhou o J. Prêmio de Cidadania Walter Kennedy em 2001 e 2009 e recebeu um Prêmio de Serviço do Presidente em 1999.
Nossas condolências à família e amigos de Dikembe.
+ Veja o calendário completo de jogos da temporada 2024-25 da NBA
+ Acesse nosa Central de Trocas da NBA
+ Saiba quem são os jogadores mais altos da temporada 2024-25 da NBA
Faça parte de nosso grupo no Telegram!
Siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, TikTok e Threads.