Jayson Tatum marcou o primeiro triplo-duplo de sua carreira nos playoffs com 23 pontos, 10 rebotes e 10 assistências, levando o Boston a vencer o Miami Heat por 114 a 94 no domingo, abrindo a série de primeira rodada.
Derrick White acrescentou 20 pontos e quatro assistências para o Boston, que terminou com seis jogadores com dois dígitos. A vantagem do Celtics chegou a 34 pontos no quarto período. O Miami fez uma corrida tardia para chegar a 14 pontos, mas o Boston fechou o placar.
“É para ser difícil. Nos playoffs, nenhum jogo é fácil”, disse Tatum. “Não há vitórias garantidas, independentemente do tempo e do placar, de quanto tempo resta. … Só tínhamos que reagir e foi o que fizemos.”
O Miami estragou o sonho do Celtics de chegar às finais da NBA na última temporada, abrindo uma vantagem de 3 a 0 nas finais da conferência e depois eliminando-os em Boston no Jogo 7.
Mas o Boston se alimentou da energia da torcida do TD Garden no domingo, batendo o recorde da franquia nos playoffs com 22 arremessos de 3 pontos e superando o Heat em 31 a 14 no terceiro quarto.
“Houve um período de quatro ou cinco minutos em que não lidamos bem com a situação”, disse o técnico do Celtics, Joe Mazzulla.
Incluindo a temporada regular, o Boston tem 38 vitórias e quatro derrotas em casa e venceu seus últimos quatro confrontos com o Heat.
Bam Adebayo marcou 24 pontos para o Miami, que jogou pelo segundo jogo consecutivo sem o astro Butler, depois de sua lesão no joelho direito durante a rodada de play-in. Terry Rozier também ficou de fora com uma lesão no pescoço. Delon Wright marcou 17 pontos e igualou o recorde de sua carreira com cinco arremessos de três pontos. Jaime Jaquez Jr. terminou com 16 pontos. Tyler Herro marcou 11 pontos, mas acertou apenas 4 de 13 arremessos de quadra, incluindo 2 de 9 arremessos de longa distância.
“Aplicaram pressão e dificultaram as coisas, não permitindo que eu me sentisse confortável desde o início”, disse Herro. “É um jogo. Vamos deixar isso para trás e seguir em frente.”
O jogo 2 será na quarta-feira em Boston.
Os ânimos se exaltaram no último minuto, quando Caleb Martin trombou Tatum em uma tentativa de rebote e o fez cair com força no chão. Depois disso, Brown foi para cima de Martin, o que levou a uma breve discussão e a duas faltas técnicas uma para Brown e outra para Martin.
“É um jogo físico contra uma equipe física. (Coisas) vão acontecer”, disse Tatum. “Provavelmente não será a última vez que serei atingido dessa forma ou sofrerei uma falta nesta série. Não me machuquei para ser atingido daquela maneira. Apenas me levantei. … Apenas vá até lá e acerte os lances livres.”
O Miami foi pressionado durante a maior parte do jogo, limitando-se a apenas cinco rebotes ofensivos.
Isso deu o tom, disse o técnico do Heat, Erik Spoelstra.
“O Boston controlou o jogo desde o início”, disse ele. “Eles ganharam a linha de 3 pontos e a maioria das áreas intermediárias.”
O Boston não contou com o bigman reserva Luke Kornet, que torceu a panturrilha direita no treino de sábado. Mas o banco de reservas do Celtics se destacou sem ele, contribuindo com 30 pontos.
O jogo de domingo teve uma sensação completamente diferente sem Butler, cujos feitos heróicos nos playoffs foram fundamentais para que o Miami passasse do play-in para as finais da NBA há um ano.
O Boston venceu o Heat em todos os três confrontos da temporada regular desta temporada, incluindo um por 33 pontos em Miami.
+ Saiba tudo sobre os jogos de hoje da NBA
+ Acesse o Relatório de Lesões atualizado diariamente
+ Saiba quem são os jogadores mais altos da temporada 2023/24 da NBA
Veja o Calendário completo das transmissões dos jogos da NBA!
Faça parte de nosso grupo no Telegram!
Siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, TikTok e Threads.