A cada ano na noite do Draft, centenas de negociações são feita, seja negociando jogadores diretamente, ou escolhas para futuras picks, até mesmo trocas por dinheiro podem acontecer. Mas algumas se tornaram as piores trocas de Draft de todos os tempos.
Embora seja impossível saber o quão bom será um jogador, algumas equipes tomam decisões que se arrependerão para sempre. Quando um time troca uma futura estrela por outro ativo que acaba não rendendo o esperado, a história da franquia pode mudar.
Selecionamos 5 das piores trocas na noite do Draft da NBA.
Sonics troca Pippen
Scottie Pippen é um dos melhores jogadores da NBA de todos os tempos. E o Sonics o trocou.
No draft da NBA de 1987, o Sonics trocou Pippen, que havia sido selecionado com a quinta escolha geral, com o Chicago Bulls por Olden Polynice e picks futuras de draft.
Agora, quem é Olden Polynice?
O Bulls recebeu um Hall of Fame por Polynice, que teve média de sete pontos por jogo em sua carreira.
Se o Sonics fosse inteligente e mantivesse Pippen, a equipe poderia ter formado um “Big Three” com ele, Shawn Kemp e Gary Payton. Esse é um elenco que poderia ter ganho campeonatos.
Em vez disso, o Sonics ficou com Polynice. O time nunca ganhou um título, e agora o Sonics não está nem mais em Seattle.
Teste o NBA League Pass por 7 dias!
Hornets troca Kobe
O Charlotte Hornets selecionou Kobe Bryant na 13a escolha geral do draft da NBA de 1996, mas Kobe não estava muito entusiasmado com Charlotte; ele queria os holofotes de L.A. Então, o Hornets o trocou com o Lakers por Vlade Divac.
Divac foi um bom jogador em L.A, com médias de 16 pontos por jogo antes de ser negociado, mas ele durou apenas dois anos em Charlotte antes de ser enviado para Sacramento, onde os ajudou a se tornar um das melhores equipes da liga.
No papel, a troca não foi ruim. O Hornets teve um center forte e não teve de lidar com uma aposta vinda do ensino médio.
Mas aí Kobe se tornou Kobe, e o resto é história…
Dirk por Traylor
Dirk Nowitzki é um dos melhores jogadores estrangeiros de todos os tempos e um dos melhores jogadores de todos os tempos—ponto final. E o Bucks o trocou…
Milwaukee selecionou em nono o alemão no draft da NBA de 1998. Antes de Nowitzki ter a chance de vestir sua camisa, ele e Pat Garrity foram trocados com o Dallas por Robert Traylor.
Traylor teve média de 4,8 pontos por jogo em uma carreira de seis anos. Ele morreu tragicamente em 2011 de ataque cardíaco. Milwaukee teve Traylor por apenas dois anos. Nowitzki se tornou o maior jogador do Dallas.
Allen e Marbury
Stephon Marbury foi escolhido com a quarta escolha geral no draft da NBA de 1996 pelo Milwaukee Bucks. Ray Allen foi selecionado em quinto lugar pelo Minnesota Timberwolves. Eles foram imediatamente trocados, com o Bucks.
Minnesota provavelmente deve querer eles de volta até hoje. Embora Marbury sempre tenha sido talentoso, ele foi um problema por onde passou, e durou apenas três temporadas em Minnesota.
Allen, enquanto isso, é o segundo pontuador de todos os tempos da NBA em três pontos, além de ter ganho campeonatos com o Celtics e Heat.
Se Allen tivesse ficado em Minnesota, ele teria se unido a Kevin Garnett, lá e não no Celtics.
Bill Russell vai para Boston
Talvez a maior jogada na noite de draft de todos os tempos, tenha sido feita pelo lendário, Red Auerbach, que mostrou de uma vez por que ele é um dos grandes de todos os tempos.
Boston tinha a pick número três do draft da NBA de 1956, mas queria Bill Russell. St. Louis, tinha o número 2, e levou Russell, mas isso não impediu Red de ter o jogador.
Boston trocou Ed McCauley e Cliff Hagan por Russell.
McCauley teve uma carreira no Hall of Fame, mas nem de longe é Russell… Bill ganhou 11 campeonatos, cinco prêmios de MVP e foi 12 vezes all-star.
Ele é um dos melhores jogadores da história da NBA e começou a dinastia de Boston. Ganhando 10 dos 11 títulos entre 1959 e 1969.
Russell foi um jogador transformador e fez de Boston uma das principais equipes do esporte.
Faça parte de nosso grupo no Telegram!